×

Dicas para ECONOMIZAR com Ar-condicionado no verão

ECONOMIZAR com Ar-condicionado

Dicas para ECONOMIZAR com Ar-condicionado no verão

Com a aproximação do verão, a maioria das residências e empresas brasileiras utiliza cada vez mais o ar-condicionado. Infelizmente, junto com o estímulo que o aparelho proporciona, a conta de energia também aumenta, tornando-se perigoso para os consumidores que buscam economizar no final do mês.

Mesmo enquanto usam o dispositivo, os consumidores têm maneiras simples de conservar calor sem transferir calor ou pagar contas de eletricidade ridiculamente altas. Pensando nisso, reunimos cinco dicas para quem busca garantir um clima agradável em sua casa, mesmo no calor do verão.

Como economizar no uso do ar-condicionado?

Para quem não abre mão de usar o aparelho, aqui vão algumas dicas para colocar em prática para evitar contas de luz no final do mês absurdamente altas. Isso porque o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia em qualquer casa ou empresa.

Veja as dicas, dadas pelos técnicos e especialistas, para conseguir gastar menos:

Existem algumas medidas que você pode tomar para economizar energia e, consequentemente, dinheiro, com o uso do ar-condicionado durante o verão:

  1. Mantenha a temperatura do ar-condicionado em um nível confortável, mas não muito baixo. Reduzir a temperatura em apenas 1 grau pode resultar em uma economia de até 10% na conta de energia.
  2. Use ventiladores para ajudar a circular o ar fresco pelo ambiente. Isso pode ajudar a manter o ambiente fresco sem precisar usar o ar-condicionado o tempo todo.
  3. Mantenha as janelas e portas fechadas durante o funcionamento do ar-condicionado. Isso evita que o ar quente entre no ambiente e aumente a carga de refrigeração do aparelho.
  4. Limpe regularmente os filtros do ar-condicionado. Quando os filtros estão sujos, o aparelho precisa trabalhar mais para manter a temperatura desejada, o que aumenta o consumo de energia.
  5. Use o ar-condicionado apenas quando necessário. Se você não estiver no ambiente, desligue o aparelho ou ajuste a temperatura para um nível mais alto.
  6. Instale cortinas ou persianas para ajudar a bloquear o sol e o calor do verão. Isso pode ajudar a manter o ambiente fresco sem precisar usar o ar-condicionado o tempo todo.
  7. Considere investir em um ar-condicionado de alta eficiência energética. Os aparelhos de alta eficiência costumam ter uma etiqueta de energia “A” ou “B”, o que significa que são mais econômicos em termos de consumo de energia.
  8. Considere usar um termostato programável para controlar a temperatura do ar-condicionado. Isso permite que você ajuste a temperatura de acordo com as suas necessidades e horários, o que pode ajudar a economizar energia.