×

Dicas para economizar nas Compras de Natal e começar 2023 sem dívidas

Compras de Natal

Dicas para economizar nas Compras de Natal e começar 2023 sem dívidas

O brasileiro já está no clima de fim de ano e com a carteira aberta, ansioso para gastar. A Copa do Mundo da FIFA, a Black Friday e a chegada do Natal impulsionaram a intenção de consumo das famílias – no final deste ano, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), já está em seu maior desde abril de 2020). A fonte dessas despesas deve ser o seu décimo terceiro salário.

As compras de Natal estão na lista de 36% dos trabalhadores que receberão o 1º salário em 2022, segundo pesquisa realizada em todas as capitais pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) e SPC Brasil. Outros 22% usarão o benefício nas comemorações de Natal ou Ano Novo.

Planejar suas compras de Natal pode ajudar as pessoas a manter o orçamento e evitar a ruína financeira. Seguir essas etapas com antecedência ajudará você a começar o próximo ano sem dívidas e até facilitará as compras de Natal de 2023. Estas são as 7 melhores dicas para fazer isso.

1. Planeje um orçamento para os próximos três meses

O primeiro passo não é fazer uma lista de compras de Natal, mas sim escanear o seu orçamento, levando em consideração seus gastos e ganhos para os próximos três meses.

Essa previsão é para evitar abafamento nos primeiros meses de 2023, quando chegam as contas do início do ano, como IPVA, IPTU, cadastros e material escolar.

Ao somar as despesas fixas e variáveis ​​de dezembro, janeiro e fevereiro, coloque pelo menos essas contas na lista. A ideia é juntar dinheiro agora para quitar as primeiras dívidas em 2023. Considere também os ganhos esperados de bônus de férias, bônus e participação nos lucros.

Depois de fazer essa previsão, você já consegue entender quanto pode destinar a cada mês para gastos adicionais. Separe um pouco desse valor para pequenas emergências e veja quanto falta no seu orçamento nos próximos meses.

2. Decida com antecedência como vai pagar as suas compras de Natal

Com uma previsão orçamentária para os próximos meses, ficará mais fácil entender a situação financeira de curto prazo e decidir se paga à vista ou parcelado as compras de Natal.

O ideal é pagar essas compras à vista e chegar no início do ano sem pendências. Além disso, os descontos são mais prováveis ​​se você pagar em parcelas com cartão ou dinheiro.

Se a única opção for parcelar, cuidado para não carregar essa dívida por muito tempo. Quanto menos parcelas melhor. Até três. Os quatro itens acima podem ter juros embutidos de forma parcelada.

E, mesmo sem juros, atrasar pagamentos de compras de curto prazo como Natal, compras de supermercado, viagens já feitas, pode travar orçamentos futuros. Você tem uma chance maior de ser ferrado. Portanto, o pagamento em dinheiro é o preferido.

3. Defina um limite de gastos

Com base no saldo da sua conta e nas possibilidades de pagamento, determine o valor total das compras de Natal que não afetarão seu orçamento nos próximos meses.

Lembre-se de que esse limite não representa todo o dinheiro que sobra no mês e muito menos todo o dinheiro recebido por meio de benefícios, como gratificações e bônus de natal.

Recomenda-se não gastar o dinheiro recebido no final do ano. Reservar alguns fundos para iniciar uma reserva de emergência pode ajudar a conter despesas inesperadas nos próximos meses.

4. Crie uma lista de compras de Natal realista

Agora sim, depois de todas essas avaliações das contas, é hora de fazer uma lista. Ter os nomes dos presentes no papel ajuda no planejamento. Assim, há menos risco de esquecer alguém pelo caminho.

A vantagem de já saber o orçamento e os limites dessas compras é que a lista ficará mais focada e bem pensada. Claro que a vontade é presentear todos da família e amigos, mas a lista precisa se encaixar na realidade financeira de cada um.

5. Escolha presentes que sejam significativos e baratos

Quando terminar sua lista de nomes, anote os presentes que gostaria de dar a cada um. Adicione pelo menos três opções. Ao colocar as possibilidades, verifique o valor de cada uma e some todos os itens.

O objetivo é que o valor de todos os presentes não ultrapasse a verba total reservada para as compras de Natal.

Ao escolher um presente, lembre-se de que o mais significativo não é necessariamente o mais caro. Talvez um álbum de fotos de você e dos momentos mais memoráveis ​​do ano de seu irmão seja mais importante para ele do que os relógios que todos possuem.

Pense bem sobre quem você está presenteando, o que eles gostam e seu relacionamento, e não se preocupe em tentar dar o item mais caro ou mais tecnológico.

6. Considere dar um presente para um grupo de pessoas

Se a família de um amigo estiver na lista, considere dar-lhes um presente que possam desfrutar juntos, como um jogo de tabuleiro ou um churrasco. Essa estratégia também funciona com um grupo próximo de amigos ou sua própria família.

Para que essa técnica funcione, você precisa conhecer o grupo bem o suficiente para garantir que um presente exclusivo seja significativo para todos.

7. Não tenha vergonha na hora de pedir descontos

Só você sabe que teria que trabalhar duro o ano todo para ganhar o dinheiro que está gastando em presentes de Natal agora. Portanto, não jogue seu dinheiro fora quando pagar o primeiro preço que eles lhe derem. Peça desconto em todas as compras, principalmente se pagar à vista.

Você está endividado e não tem sobras? Deixe um presente para 2023

Baixa renda e endividamento: essa é a realidade de grande parte da sociedade. Nesse caso, é recomendável que o décimo terceiro salário e outros benefícios que possam garantir uma renda adicional no final do ano sejam usados ​​para pagar as contas pendentes.

Pagar suas dívidas e economizar um pouco para emergências é uma prioridade. Você precisa se preparar para o início do ano e situações como o desemprego. Por isso, as compras de Natal podem ficar para 2023, quando o orçamento estará mais organizado.

Não dar presentes para amigos e familiares nesta época do ano pode levar à frustração. Mas carregar dívidas pode fazer você se sentir ainda pior e até afetar sua saúde. Dívidas geram insônia, problemas estomacais, cardíacos e de saúde mental.

Portanto, se você não tem dinheiro suficiente para dar presentes agora, lembre-se de que o mais importante é planejar o pagamento de suas dívidas e voltar a ter um orçamento saudável. Só assim será possível dormir tranquilo e ainda garantir presentes para o Natal de 2023.