×

Dicas para evitar ser excluído do CadÚnico

Dicas para evitar ser excluído do CadÚnico

Dicas para evitar ser excluído do CadÚnico

 

O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações destinado a identificar todas as famílias de baixa renda de um país para inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

A plataforma funciona como um banco de dados que garante a participação de milhões de pessoas em projetos sociais. Portanto, deletar o cadastro se tornará uma dor de cabeça para muitas pessoas!

A lista de benefícios oferecidos a quem se inscreve no programa inclui, mas não se limita a: Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Estiagem, Bolsa Verde, Carteira do Idoso, Água para todos, Aposentadoria Baixa Renda, Auxílio Brasil, Auxílio Gás.

Quais os requisitos para fazer parte do CadÚnico?

Para pertencer ao CadÚnico, as famílias devem ter renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 606) ou renda mensal acima dessa faixa, desde que a família esteja solicitando outro benefício ou programa em que o cadastro seja obrigatório.

O que fazer para não perder o CadÚnico?

Como regra geral, uma vez que as famílias ingressam no CadÚnico, o mais importante a ser observado é o prazo para atualização das informações cadastrais, que ocorre a cada dois anos. Não fazer isso pode impedi-lo de acessar qualquer programa vinculado à família.

Situações que podem gerar a exclusão no CadÚnico

Verifique as seguintes situações que podem resultar na perda do cadastro de uma família no banco de dados:

  • Expulsão por meio de decisão judicial;
  • Declarar informação falsa ao sistema;
  • Omitir informações à base do CadÚnico;
  • Descartar informações da família, como a morte de um membro; e
  • Se a família não for localizada por 48 meses ou mais, contados a partir da última adição ou atualização.