×

Idosos podem passar a ter direito à renovação da CNH de graça? Entenda!

CNH

Idosos podem passar a ter direito à renovação da CNH de graça? Entenda!

Recentemente, foi aprovado um projeto de lei referente à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para idosos sem qualquer custo.

Contudo, é importante salientar que esta aprovação ocorreu apenas na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ao menos inicialmente.

A proposta visa conceder isenção de taxas na renovação da CNH para pessoas com 60 anos ou mais, uma medida destinada a reduzir os gastos associados a esse procedimento e garantir a continuidade da mobilidade para esse segmento da população.

O Projeto de Lei em questão, o PL 4036/20, propõe a isenção das taxas dos exames necessários para a renovação da CNH para motoristas idosos cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico).

Atualmente, essa faixa etária enfrenta a exigência de realizar exames médicos e psicológicos para a renovação da habilitação, o que pode representar um ônus financeiro significativo.

CNH

Renovação da CNH para motoristas idosos

Assim, a proposta busca concentrar a isenção na renovação aos motoristas idosos com 60 anos ou mais, que estejam cadastrados no CadÚnico.

O objetivo é garantir que essa isenção seja direcionada aos idosos mais necessitados, o que resultaria em uma diminuição dos custos ligados a esse procedimento.

A Deputada Dany Bittencourt ressaltou que a modificação da proposta foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, visando ampliar o alcance dessa eventual lei.

Próximas etapas da nova lei para os idosos

Apesar de ter sido aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o PL 4036/20 ainda precisa passar por outras etapas para se tornar uma legislação efetiva.

A proposta ainda será avaliada pelas comissões de Viação e Transportes, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Após essas análises, o projeto seguirá para votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Sua aprovação em todas as instâncias legislativas encaminhará o texto para o Presidente da República, que poderá sancioná-lo.

Caso sancionado, a isenção nos exames de renovação da CNH para motoristas idosos passará a ter validade legal.

Relevância da CNH na vida dos idosos

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento fundamental para garantir a autonomia e mobilidade dos idosos. Com ela, é possível realizar atividades cotidianas essenciais, como consultas médicas, idas ao supermercado e visitas a familiares e amigos.

Entretanto, a renovação da CNH pode representar um desafio financeiro para essa parcela da população. A possibilidade de isenção nesse processo representa uma política de apoio aos idosos, contribuindo para a promoção da inclusão, acessibilidade e melhoria da qualidade de vida.

Como Cancelar Descontos Não Autorizados: A Preocupação dos Aposentados e Pensionistas do INSS

E os idosos sem a carteira do idoso?

Para os idosos que ainda não possuem a Carteira do Idoso, é importante ressaltar que esse documento oferece uma série de benefícios para aqueles com 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Um dos principais benefícios está relacionado ao transporte público, que proporciona viagens gratuitas ou com descontos significativos nas passagens.

Para adquirir a Carteira do Idoso, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Não se esqueça de levar consigo os documentos que comprovem a renda familiar e o comprovante de residência.

Além dos benefícios financeiros durante as viagens, a Carteira do Idoso também garante prioridade nos assentos, o que contribui para a segurança e o bem-estar dos idosos.

É importante estar atento às atualizações sobre essa proposta e aos prazos para a renovação da CNH. Afinal, novas medidas podem trazer benefícios significativos para a parcela mais experiente da nossa sociedade.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS