Divulgado calendário da prova de vida INSS 2021

Divulgado calendário da prova de vida INSS 2021 por aplicativo biometria facial

Na sexta-feira, 26  o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) divulgou o Calendário de Retorno da prova de vida, um exame obrigatório que permite que você continue recebendo benefícios pelo órgão, desde março de 2020 a prova de vida estava suspensa devido à pandemia de Covid-19.

A obrigação será retomada gradativamente, a partir de maio. O cronograma foi publicado por decreto no Diário Oficial da União (DOU). Foi projetado pelo governo a biometria facial para evitar que as pessoas tenham que ir a uma agência bancária.

O calendário funciona assim: Inicialmente, o segurado que tiver competência de prova de vida em março ou abril deve deve realizar em maio. Quem for de competência nos meses de maio e junho deve passar pelo processo em junho e assim por diante.

Calendário para prova de vida do INSS 2021

Em geral, a prova de vida é feita anualmente pelo segurado para comprovar que está vivo e para garantir a continuidade do benefício, podendo ser feito este ano a partir de um aplicativo. Descubra mais abaixo:

Prova de vida por aplicativo

Conforme anunciado pelo INSS, a comprovação de vida pode ser emitida pelo aplicativo Meu INSS, o beneficiário será informado sobre a necessidade de realização do exame e será encaminhado ao aplicativo Meu Gov.Br, para a atualização das informações.

O programa usará reconhecimento biométrico facial. Além disso, o INSS usará da base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desta forma, todo o processo pode ser realizado usando o aplicativo. Antes, por exemplo, o aposentado precisava comparecer pessoalmente ao banco onde recebia o benefício e apresentar um documento de identidade com foto.

Veja Mais: Prova de vida do INSS por biometria facial? Veja como será

%d blogueiros gostam disto: