×

É possível realizar consulta do Bolsa Família pelo nome do beneficiário?

Bolsa Família

É possível realizar consulta do Bolsa Família pelo nome do beneficiário?

O Bolsa Família é um programa social de grande importância no Brasil, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país.

No entanto, muitos beneficiários que estão ingressando no programa têm dúvidas se é possível consultar o valor do benefício pelo nome completo.

De acordo com o governo federal, não é possível realizar essa consulta apenas pelo nome, já que isso pode colocar em risco a segurança dos dados dos beneficiários. No entanto, existem outras maneiras fáceis de verificar o benefício, como através do aplicativo Caixa Tem da Caixa Econômica Federal.

Como consultar o Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Para realizar a consulta das informações do Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, é necessário ter o app instalado em seu smartphone e fazer login com CPF e senha. Após isso, é preciso buscar a aba do Bolsa Família e consultar os valores e prazos de pagamento e retirada do dinheiro.

Contudo, é possível que a opção do Bolsa Família não apareça, devido à desatualização do aplicativo. Caso isso ocorra, siga o passo a passo abaixo para atualizar o Caixa Tem:

  1. Com o aplicativo já aberto, procure a aba “Atualize seu cadastro”;
  2. Toque em “Entendi, vamos começar”;
  3. Confirme seus dados e, caso tenha se mudado, altere o endereço na aba “Meu endereço mudou”;
  4. Confirme se nasceu no Brasil ou não e clique em “Próximo”;
  5. Informe a fonte de renda, a quantidade que recebe, o período de tempo que ganha essa quantia, sua profissão e o patrimônio que possui;
  6. Clique em “Próximo” e toque em “Confirmar”;
  7. Aperte em “Continuar” e escolha qual documento você vai enviar;
  8. Toque novamente em “Continuar” e siga as próximas instruções;
  9. Seu cadastro estará atualizado e a Caixa dará um prazo de 48h para a confirmação.

Novo cartão do Bolsa Família com novas funções: confira quem receberá!

Calendário do Bolsa Família de abril

Confira abaixo as datas dos repasses do Bolsa Família de abril:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (pagamento antecipado para o sábado, dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (pagamento antecipado para o sábado, dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.

Com o aplicativo atualizado, é possível realizar a consulta do Bolsa Família de forma rápida e segura. Caso haja dúvidas sobre a atualização do Caixa Tem ou sobre a consulta do benefício, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 726 0207.

Além disso, é importante lembrar que o Bolsa Família é um programa social destinado às famílias de baixa renda, com o objetivo de promover a inclusão social e combater a pobreza no país.

Para se tornar beneficiário do programa, é necessário atender aos critérios de elegibilidade e fazer o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

O Bolsa Família oferece benefícios que variam de acordo com a composição da família, a renda mensal e a situação de vulnerabilidade social.

Os valores podem ser sacados em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui, de acordo com o calendário de pagamento estabelecido pelo programa.

Após atualizar o Caixa Tem, é possível acessar todas as funcionalidades do aplicativo, incluindo a consulta do Bolsa Família. É importante ressaltar que, além do Caixa Tem, os beneficiários também podem consultar o valor do Bolsa Família pelo site oficial do programa, digitando o número do NIS e a senha.

Para quem ainda não possui acesso ao Caixa Tem ou ao site do Bolsa Família, é possível se cadastrar no programa pelos canais de atendimento do governo federal, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Secretaria de Assistência Social do município.

Com a consulta do Bolsa Família, os beneficiários podem se manter informados sobre os valores a receber e o calendário de pagamento, garantindo assim o acesso aos recursos e a continuidade do programa.