×

É preciso abrir conta para receber o novo Bolsa Família?

novo Bolsa Família

É preciso abrir conta para receber o novo Bolsa Família?

Há uma variedade de questões levantadas sobre o programa social Bolsa Família; isso é por causa da mudança política. O programa beneficia mais de 20 milhões de famílias.

Mesmo que as perguntas não sejam inúteis, várias mudanças ocorreram no programa social no ano passado. Agora se chama Bolsa Família pelos próximos quatro anos.

O beneficiário do programa deve ficar atento ao que é necessário para receber o valor.

Confira.

Como receber o novo Bolsa Família?

O estado vai usar o novo Bolsa Família para garantir uma renda mínima para famílias socialmente desfavorecidas, pagando cerca de 600 reais.

Além disso, você pode receber esse pagamento das seguintes formas:

  • Conta corrente;
  • Poupança social;
  • Depósito à vista;
  • Conta contábil.

Para receber os benefícios, a pessoa deve estar cadastrada em um programa social. A pessoa física deve comparecer pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer o cadastro.

Documentos para solicitar o Bolsa Família

Para se inscrever no novo Bolsa Família, os seguintes documentos devem ser apresentados ao CRAS:

  • RG e CPF da família;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho dos integrantes da família que atuam profissionalmente;
  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de vacinação dos integrantes com menos de 18 anos.

Além disso, também é possível realizar inscrições parciais pela internet, por meio do portal CadÚnico.

Pagamento do Bolsa Família

Também em dezembro de 2022, o Ministério da Cidadania anunciou a data de 2023 para o pagamento do então Auxílio Brasil. Portanto, os inscritos devem anotar o último dígito de seu número de identificação social (NIS) e determinar a data dessa identificação.

O governo libera os pagamentos nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Por exemplo, em janeiro, os contribuintes com NIS terminado em 1 receberão o pagamento no dia 18. Os contribuintes com NIS terminado em 0 podem sacar seu dinheiro no dia 31 de janeiro.

Além disso, o Governo Federal também anunciou que as parcelas mensais do programa social estarão disponíveis para saque por 120 dias a partir da data do resgate original. Por isso é importante ficar atento às condições de pagamento do seu novo Bolsa Família.