Empréstimo Auxílio Brasil – 2 grupos foram vetados; Veja como regularizar
Algumas financeiras liberam o empréstimo consignado Auxílio Brasil. Para mais informações, veja abaixo as restrições envolvidas com esta modalidade.
O serviço de crédito consignado Auxílio Brasil começou com 12 instituições financeiras autorizadas pelo Ministério da Cidadania a prestar o serviço.
Isso permitiu que as pessoas acessando o programa pegassem dinheiro emprestado de um dos bancos que começaram a oferecer o empréstimo.
No entanto, as regras da modalidade têm duas limitações, o que significa que dois grupos de beneficiários do programa não são elegíveis para um empréstimo.
Os beneficiários que não completaram os 90 dias, não podem assinar um contrato de empréstimo, podendo comprometer até 40% do valor do benefício para assinar um contrato de empréstimo.
Outro grupo de beneficiários impedidos de solicitar crédito são aqueles com pendências no Cadastro Único (CadÚnico), incluindo aqueles que não renovaram seu cadastro por dois ou mais anos.
Neste último caso, o beneficiário deve buscar a regularização do CadÚnico em um dos postos de atendimento ou centro de referência de assistência social.
Normas do empréstimo Auxílio Brasil
No empréstimo Auxílio Brasil, os beneficiários do programa podem comprometer até 40% do valor do benefício (R$ 400) para assinar um empréstimo em um dos 12 bancos autorizados pelo Ministério da Cidadania.
As taxas de juros podem chegar a 3,5% ao mês, e pode não haver taxas adicionais, como taxas de abertura de conta de crédito (TAC). Pague diretamente da folha de pagamento do benefício, em até 24 parcelas mensais consecutivas.
Caso o beneficiário deixe de receber o plano, ele será responsável pelo pagamento das parcelas do plano.
12 instituições bancárias são licenciadas pelo Ministério da Cidadania para conceder empréstimos salariais Auxílio Brasil:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank;
- Banco Crefisa;
- Banco Daycoval;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
- Facta Financeira;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Financeira.
Entre as instituições financeiras, a Caixa Econômica Federal, QI Sociedade de Crédito Direto através do Meu Tudo; Pintos S/A Créditos (Pincred) já oferece esse serviço. O Banco Pan está em processo de finalização de contratos, embora os empréstimos ainda não tenham sido emitidos antes de abrir o modelo para todos os clientes.
Mesmo com autorização, os bancos Safra, Daycoval e Facta Financeira atualmente optam por não conceder crédito.