×

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – Bancos credenciados desistem de operar o crédito

Meu tudo

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – Bancos credenciados desistem de operar o crédito

Até esta segunda-feira (10), 12 empresas, entre bancos ou financeiras, foram autorizadas pelo Ministério da Cidadania a conceder empréstimo aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil, mas 3 delas desistiram da cooperação de crédito.

Das 12 empresas autorizadas até o momento, apenas Banco Pan e Caixa confirmaram que continuam utilizando o crédito consignado, enquanto Banco Safra, Facta Financeira e Banco Daycoval revelaram que abandonaram seus empréstimos, restando outras sete. sai a lista:

  • Caixa Econômica Federal (já confirmou);
  • Banco Agibank S/A (não se manifestou);
  • Banco Crefisa S/A (não se manifestou);
  • Banco Daycoval S/A (desistiu);
  • Banco Pan S/A (já confirmou);
  • Banco Safra S/A (desistiu);
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A (não se manifestou);
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento (desistiu);
  • Pintos S/A Créditos (não se manifestou);
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A (não se manifestou);
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A (não se manifestou);
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A (não se manifestou).

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse recentemente que 60 instituições financeiras manifestaram interesse em trabalhar com o empréstimo do Auxílio Brasil, porém, muitas empresas temem que os beneficiários percam o direito aos benefícios e não consigam pagar o crédito, aumentando o risco de perda, o que é por isso que alguns desistiram ou não confirmaram que vão trabalhar com crédito

Caixa e Banco Pan confirmaram o consignado do Auxílio Brasil

Sabendo que o crédito pode representar um risco significativo de perda para a empresa devido à inadimplência, o Banco Pan se pré-cadastrou com beneficiários com taxas de juros de empréstimos simuladas superiores aos 3,5% regulatórios, e chegou a um acordo para considerar o cancelamento do empréstimo, no entanto , por pressão dos correspondentes e pelo risco de prejudicar sua imagem, o Pan decidiu analisar os cadastros e conceder crédito apenas àqueles sem restrição.

Com isso, os clientes que fizeram o pré-cadastro devem passar por uma análise de crédito, o que não estava previsto antes, enquanto os clientes aprovados começaram a receber mensagens na semana passada que os contratos serão enviados para assinatura nesta segunda-feira.

Além disso, o Banco Pan informou recentemente que não receberá novas propostas de empréstimo, mas pré-aprovou aquelas que não são negativas, apenas conclui transações com clientes que a empresa acredita que não correrão risco de inadimplência e informa aos demais clientes que podem solicitar para outras instituições financeiras, como a Caixa.

Isso porque a Caixa também informou que trabalhará com o consignatário Auxílio Brasil para cobrar juros abaixo do teto mensal de 3,5%, e a presidente do banco, Daniella Marques, disse que o empréstimo será emitido nos dias 10 e 15 de outubro e o valor será  lançado no próximo sábado, dia 15.

No início desta semana, Daniella reafirmou em sua apresentação que a Caixa deverá liberar o consignado do Auxílio Brasil cobrando uma taxa de juros inferior ao valor máximo estabelecido pela regulamentação, mas respeitando descontos de até 160 reais por mês. Essa é uma boa notícia para os beneficiários do Auxílio Brasil que desejam obter um empréstimo, pois quando o desconto for menor, o beneficiário terá mais dinheiro “sobrando” para assinar o contrato e poderá realmente usar.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Os beneficiários poderão encontrar as informações necessárias para firmar contrato com a empresa por meio do extrato de pagamento do benefício ou consulta que receberem no momento dos saques mensais, conforme determina a Portaria do Ministério da Cidadania nº 816. Solicite o Auxílio Brasil.

Também especifica um número máximo de parcelas de 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e parcelas consecutivas, ou seja, uma cobrança obrigatória é imposta a cada mês até que o empréstimo seja totalmente quitado, não sendo permitido o “pular” parcelas em nenhum momento .

Outro ponto importante é a taxa de juros, que não pode ser superior a 3,5% ao mês, tornando o Auxílio Brasil uma taxa semelhante à taxa cobrada dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguros. Previdência Social (INSS).

Valor do consignado do Auxílio Brasil

Segundo o Ministério da Cidadania, o atual pagamento de 600 reais pelo Auxílio Brasil não será levado em consideração na assinatura do contrato de empréstimo, pois os outros 200 reais são temporários e serão pagos por apenas cinco meses, que se encerrará em dezembro.

Portanto, pode ser comprometido até 40% do valor de 400 reais, que é o valor mínimo recebido pela família, esse percentual equivale a 160 reais, então o beneficiário que se comprometer a pagar 160 reais em parcelas mensais poderá Contratar um empréstimo de até R$ 2.500 a uma taxa de juros de 3,5% ao mês, o que equivale a 51,11% ao ano, o valor pode variar de banco para banco.

Porém, após o desconto, restam apenas 240 reais para as famílias receberem, e devido ao valor reduzido após o desconto do empréstimo do Auxílio Brasil, muitos especialistas alertam que os beneficiários precisam se planejar antes de assinar um empréstimo, pois o risco de se endividar é alto , pois a dívida é do beneficiário, mesmo que ele deixe de receber os benefícios.