×

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – Caixa toma decisão sobre a liberação

Caixa antecipa liberação do empréstimo

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – Caixa toma decisão sobre a liberação

Em 27 de setembro, foi anunciado o empréstimo consignado Auxílio Brasil via DOU. Isso permitiu que os bancos passassem a fornecer esse serviço aos seus clientes. Várias grandes instituições como a Caixa Econômica Federal confirmaram o procedimento.

A Caixa deve disponibilizar em breve o empréstimo aos beneficiários do Auxílio Brasil. A instituição prepara o funcionamento da modalidade especificando alguns detalhes internos sobre o serviço.

Na 2ª edição do seminário econômico brasileiro, a CEO da Caixa Daniella Marques confirmou o mérito ao fornecer mais informações sobre os preparativos para o lançamento da modalidade.

“A taxa deve ficar próxima desse percentual estipulado. Tem um comitê analisando e eu respeito a governança do banco. Temos pesquisas qualitativas que dizem que as pessoas gostariam de ter esses recursos para pagar dívidas já existentes que têm juros mais altos, normalmente no cartão de crédito, ou para dar fôlego ao negócio”, revelou Daniella.

Regulamentação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Uma portaria do Ministério da Cidadania estabeleceu limite de 24 parcelas para o empréstimo salarial Auxílio Brasil e teto de juros de 3,5% ao mês, o que corresponde a 51,11% ao ano. Mesmo após a publicação das normas, as instituições ainda não operam com essa modalidade.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não há data em que as instituições poderão começar a trabalhar na modalidade “aspecto operacional de oferta de produtos”.
Os bancos que desejam oferecer empréstimo consignado devem desacelerar o atendimento durante todo o mês. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse ainda que 60 instituições procuram uma carteira interessada em empréstimo de comissão, das quais 17 já foram credenciadas.

Valor máximo do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Os beneficiários da Associação Nacional dos Executivos Financeiros, Administrativos e Contábeis (Anefac) modelo Auxílio Brasil podem receber empréstimo salarial de até R$ 2.569.

A Lei nº 14.431, que editou o serviço, permite que os clientes paguem até 40% do valor básico do benefício de R$ 400 em até 24 parcelas de acordo com a regulamentação.

Outras regras para a celebração de contratos são estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, como os termos que devem ser assinados pelos clientes no momento da celebração do contrato de empréstimo consignado.

Nesses termos, o beneficiário fornece à financeira que contratou acesso aos dados do Auxílio Brasil e confirma estar ciente dos riscos e demais informações envolvidas na contratação do empréstimo.