Pular para o conteúdo

Empréstimo consignado do Auxilio Brasil – Como vai ficar o “PERDÃO” da dívida?

  • por
consignado do Bolsa Família

Em meados de janeiro, a Caixa Econômica Federal divulgou comunicado informando sobre a rescisão do contrato de empréstimo  do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil).

A suspensão ocorreu por decisão do novo governo federal brasileiro, que se opõe ao endividamento das famílias de baixa renda.

A suspensão do empréstimo partiu da nova CEO da Caixa, Rita Serrando. Há duas razões para tomar esta decisão.

2 Motivos para cancelamento do empréstimo consignado?

1- Juros de 3,5%: esse percentual é um dos mais altos entre as opções de crédito consignado do mercado. Mesmo funcionários de empresas privadas recebem valores muito mais acessíveis para pagamentos de longo prazo. Os pensionistas do INSS, por exemplo, fixam a taxa de juros sobre os salários, que fica próxima a 1%.

2- Endividamento: o segundo motivo seria o endividamento das famílias com um subsídio destinado a suportar as despesas básicas. Os R$ 600 pagos pelo Bolsa Família são insuficientes para manter um poder de compra aceitável. Portanto, descontar parte desse valor todos os meses durante quase 2 anos pode gerar um problema ainda maior.

Quem já contratou o empréstimo consignado terá a dívida perdoada?

Segundo fontes do governo, o objetivo daqui para frente é ajudar as pessoas endividadas a saldá-las o mais rápido possível. Isso deve ser feito por meio do programa Desenrola Brasil, que o governo pretende lançar ainda no primeiro semestre deste ano.

No entanto, segundo o presidente da Caixa, não há, no momento, outra forma de rescindir o contrato assinado. Isso significa que todo aquele que contrair um empréstimo consignado deverá continuar pagando as parcelas até o final.

Como o Desenrola Brasil poderá ajudar as famílias?

As regras que orientam o programa de refinanciamento e renegociação de dívidas do governo federal não foram divulgadas. No entanto, analistas acreditam que o esquema deve oferecer condições para prazos maiores de pagamento, juros mais baixos dos empréstimos e valores reduzidos das parcelas.

Se isso acontecer, será um grande alívio para todo cidadão que recebe empréstimo consignado do Auxílio Brasil e se compromete com seus benefícios todos os meses.

Por enquanto, quando e como o Desenrola Brasil será lançado, resta saber no desenrolar dessa história. A partir daí, cabe ao governo definir os critérios para minimizar a dívida contraída por meio dos empréstimos consignados aqui mencionados.