×

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil corre risco de ser adiado. Saiba o motivo

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil corre risco de ser adiado. Saiba o motivo

“Uma nota em defesa da integridade econômica de grupos vulneráveis”, solicitando o deferimento de empréstimos salariais aos beneficiários do Auxílio Brasil, acumulando cerca de 300 assinaturas, incluindo as do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Defensoria Pública do Estado de São Paulo e membro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

O documento afirma que o crédito confiado ao público em potencial, ou seja, 40% do valor de 400 reais prometido para conceder benefícios, poderia ter um impacto negativo que superasse o positivo, já que o valor recebido pelos extremamente pobres costuma ser usado para sobrevivência básica despesas.

“Atualmente, o crédito consignado para beneficiários de programas de transferência de renda tende a criar dificuldades adicionais para essa população. sofrem mais”, diz a nota assinada por pessoas jurídicas, defesa do consumidor e pessoas físicas de diversos ministérios.

imagem 2022 08 16 092026103

Pedido de adiamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Por falta de credenciamento dos bancos interessados ​​em prestar serviços e regras específicas divulgadas pelo Ministério da Cidadania, o governo prevê que o empréstimo salarial Auxílio Brasil esteja disponível até o final do mês.

A nota, que eventualmente será enviada ao Ministério da Cidadania, pede o adiamento “do início da comercialização dos créditos do Auxílio Brasil e de outros programas de transferência de renda, para permitir que especialistas e sociedade civil realizem pesquisas e demonstrações técnicas, necessárias para a desenvolvimento de qualquer política pública.