×

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – Veja o que a nova presidente da Caixa disse

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – Veja o que a nova presidente da Caixa disse

Definido o próximo presidente da Caixa, a escolha foi feita pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Para Rita Serrano, que assumirá o cargo, uma das prioridades é a revisão do consignado do Auxílio Brasil.

A nova presidente do Banco anunciou as razões da revisão dos auxílios salariais, pois segundo as suas “políticas imprudentes de crédito levadas a cabo com motivação eleitoral”, Rita Serrano disse ainda que vai rever “principalmente as operações de crédito de subsídios salariais do Brasil, tanto por suas consequências perversas para os grupos mais vulneráveis ​​da sociedade e pelo impacto da operação sobre a reserva e liquidez da instituição, que ameaça a capacidade de geração de novos créditos.

O consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo foi anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) às vésperas das eleições, percebido por especialistas como um incentivo ao endividamento de pessoas que já vivem em condições de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Em novembro, a Procuradoria-Geral da República declarou que a lei que cria o consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional. Segundo a PGR, a linha de crédito fere o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

A escolha de Rita Serrano para a presidência da Caixa.

A escolha foi feita por Fernando Haddad, que informou que “eles estão absolutamente alinhados com o plano de governo do presidente Lula e cientes dos desafios do sistema de crédito no Brasil”.

A nova presidente da Caixa está na agência há mais de 20 anos, desde 1989. Sua trajetória esteve ligada ao movimento sindical, tendo atuado como presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista por 6 anos e chegando a membro do conselho de administração do banco como representante dos empregados.