×

Empréstimo consignado tem Valores reajustados; saiba mais

Empréstimo consignado

Empréstimo consignado tem Valores reajustados; saiba mais

Em 2023, o limite máximo da taxa de juros do empréstimo consignado para segurados do INSS será ajustado, e a taxa de juros anual cobrada pelos bancos ainda será de 4,5% a 2,25%.

Adicionalmente, o reequilíbrio de benefícios permite aos segurados contrair novos empréstimos, mantendo margens de lucro de até 45% sobre o valor.

Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social são reajustados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o salário mínimo de R$ 1.302.

Isso significa que o valor da parcela será reajustado na folha de janeiro. Nessa modalidade de crédito, as parcelas são descontadas automaticamente do valor do benefício. As regras gerais para a folha de pagamento permanecem as mesmas. Lembre-se de quais são!

Empréstimo consignado para beneficiários do INSS

Atualmente, o percentual que pode ser utilizado para a parcela do empréstimo varia de 40% se o contratante for um empregado do setor privado a 45% caso contrário.

Esse valor ainda é dividido entre o empréstimo consignado, despesas e parcelamentos no cartão consignado e cartão de benefícios. O número de parcelas pode ser acordado entre a instituição financeira e o segurado.

Os limites das taxas de juros também são os mesmos do ano passado: 2,14% para o empréstimo convencional e 3,06% para o cartão de crédito consignado.

Isso significa que essas características permanecem inalteradas. O que muda é o valor descontado direto do benefício, o valor da parcela do empréstimo.

Como consultar informações sobre o empréstimo?

Para informações mais detalhadas sobre os valores do empréstimo consignado, basta acessar a plataforma Meu INSS e buscar ‘Extrato do Empréstimo Consignado’.

Ressalte-se que esses valores podem ser vistos apenas quando o contribuinte não possui benefício bloqueado.

Segurança para os contribuintes do INSS

Para evitar que os bancos assediem os segurados com ofertas indevidas de crédito salarial, o INSS bloqueia automaticamente os créditos para novos benefícios.

Graças a isso, os contribuintes poderão receber as ofertas da modalidade de crédito somente após 180 dias da liberação do benefício e permanecer sem possibilidade de celebração de contrato por 90 dias.