×

Empréstimo do Auxílio Brasil – Crefisa se prepara para liberar esta semana?

Empréstimo do Auxílio Brasil

Empréstimo do Auxílio Brasil – Crefisa se prepara para liberar esta semana?

A Crefisa é uma das instituições financeiras aprovadas para oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil a partir da próxima segunda-feira, 10 de outubro. Um total de 12 bancos foram autorizados a conceder crédito a famílias socialmente desfavorecidas.

Embora algumas instituições financeiras tenham iniciado o pré-registo de empréstimos, até ao momento não foram assinados quaisquer contratos, sendo necessário que o Ministério da Cidadania avalie os bancos e os autorize a conceder crédito confiado para assistência.

A PORTARIA MC Nº 816, DE 26 DE SETEMBRO DE 2022, foi publicado no Diário Oficial do Sindicato em 27 de setembro e introduziu as regras para a constituição do contrato de empréstimo salarial Auxílio Brasil.

Segundo ela, a taxa de juros cobrada não pode ultrapassar o máximo de 3,5% ao mês. A autorização para execução confiada pode ser feita por escrito ou eletronicamente:

“A autorização escrita deve ser digitalizada e encaminhada ao operador da remessa para dispensa do procedimento quando produzida eletronicamente, caso em que deve ser enviado documento contendo requisitos de segurança que garantam sua integridade e não repúdio.”

Cuidados com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

É importante lembrar que o empréstimo do Auxílio Brasil será no modelo consignado, o que significa que o Ministério da Cidadania repassará o valor comprometido à instituição financeira que concedeu o empréstimo quando o beneficiário assinar o contrato de empréstimo.

Ou seja, o pagamento vem diretamente da folha de pagamento. Portanto, se o beneficiário sabe que o compromisso de renda no momento é prejudicial, é impossível deixar de pagar a dívida.

As renegociações também são complicadas. Tudo o que ele pode fazer é transferir o empréstimo para outro banco com melhores condições.