Pular para o conteúdo

Empréstimos consignados do INSS – Governo estuda redução de juros

  • por
Empréstimos consignados do INSS
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, pretende apresentar no próximo mês uma proposta de redução do limite de juros para empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A declaração foi feita em uma entrevista concedida por Lupi ao Portal UOL nesta quinta-feira (23).

Para implementar seu plano, o ministro da Previdência precisará da aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Ele terá que aguardar a próxima reunião do CNPS, que está agendada para março deste ano.

Lupi está convencido de que as taxas de juros atualmente praticadas para empréstimos consignados concedidos a aposentados estão muito elevadas em relação aos riscos associados a essa modalidade, especialmente considerando que não há risco de inadimplência.

Atualmente, os juros para empréstimos consignados concedidos a segurados do INSS são de 2,14% ao mês, quando realizados por meio de descontos em folha, e de 3,06% ao mês nas operações com cartão de crédito consignado.

Entretanto, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, acredita que essas taxas estão demasiadamente altas em relação aos riscos envolvidos nessa modalidade de empréstimo, especialmente considerando que os segurados do INSS são aposentados e pensionistas que já recebem uma renda fixa.

Apesar disso, o ministro não deu uma data específica para a implementação da redução dos juros, nem mencionou em quanto os juros seriam reduzidos. No entanto, ele afirmou que está estudando a proposta e que, sem dúvida alguma, a taxa de juros será reduzida.

É importante salientar que a diminuição dos juros no empréstimo consignado pode ser uma medida positiva para a população de aposentados e pensionistas, que poderão acessar crédito a juros mais acessíveis e com maior facilidade, beneficiando-se assim de uma melhoria em sua qualidade de vida.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é, sem dúvida, uma das linhas de crédito mais acessíveis disponíveis no mercado atualmente. Isso se deve principalmente ao fato de que suas parcelas são descontadas diretamente no salário ou na aposentadoria do contratante, antes mesmo do dinheiro ser depositado em sua conta bancária, o que elimina o risco de esquecimentos ou atrasos no pagamento.

Além disso, esse tipo de empréstimo é considerado seguro pelas instituições financeiras, uma vez que a renda do contratante já está garantida e é estável, o que reduz o risco de inadimplência.

Essa maior segurança proporciona, portanto, a oportunidade de oferecer juros mais baixos em comparação a outras formas de crédito, como os empréstimos pessoais e os cartões de crédito.

Assim, pode-se concluir que o empréstimo consignado é uma excelente opção para aqueles que desejam adquirir crédito a taxas acessíveis e com segurança em relação ao pagamento das parcelas.

No entanto, é importante lembrar que, como em qualquer operação financeira, é fundamental avaliar com cuidado as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras antes de escolher a melhor opção de empréstimo consignado para suas necessidades.

Quem tem direito ao empréstimo consignado INSS

  • Servidores públicos aposentados; e
  • Do setor privado os aposentados, pensionistas e quem recebe alguns benefícios contínuos.

A informação divulgada pelo Ministério da Previdência de que existem atualmente cerca de 14 milhões de contratos ativos de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS mostra a relevância dessa modalidade de crédito para essa parcela da população.

É importante ressaltar que o empréstimo consignado possui uma margem consignável máxima, que atualmente é de 45% da renda do contratante.

Isso significa que, mesmo que haja a necessidade de contratar mais crédito, é necessário respeitar esse limite para garantir a sustentabilidade financeira do contratante.

É fundamental que o contratante esteja atento a essas questões para evitar a possibilidade de comprometer grande parte de sua renda com o pagamento das parcelas, o que pode levar a dificuldades financeiras no futuro.

Portanto, é fundamental avaliar cuidadosamente a necessidade de contratar um empréstimo consignado e, caso seja necessário, escolher a instituição financeira que ofereça as melhores condições e taxas de juros.

Atualmente a margem está assim:

35% para empréstimos consignados;

5% para cartão de crédito consignado;

5% para cartão benefício consignado.

Como solicitar o consignado do INSS

Para solicitar o empréstimo consignado do INSS, é possível usar o aplicativo ou o site oficial Meu INSS. Após fazer o login, selecione a opção “Novo Pedido”, insira o nome do serviço desejado e marque o nome do serviço ou benefício na lista que aparecerá. Depois, leia e concorde com as informações apresentadas.

A resposta do INSS costuma sair em 30 dias e é possível acompanhar o pedido clicando em “Consultar Pedidos” e selecionando o processo desejado.