Pular para o conteúdo

Empréstimos consignados pelo INSS: fique atento às novas margem

  • por
Empréstimos consignados pelo INSS

Uma excelente notícia para aposentados e pensionistas! A taxa de contratação para empréstimos consignados através dos benefícios do INSS foi confirmadamente aumentada, oferecendo uma nova oportunidade de crédito em 2023. Aproveite esta chance de realizar seus sonhos e projetos agora mesmo!

Os segurados do INSS que recebem o salário mínimo foram reajustados pelo piso nacional. Neste ano, o salário mínimo foi fixado em R$ 1.302.

Os aposentados que têm direito a um valor mensal superior ao salário mínimo são calculados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Como esse indicador foi utilizado como base para o novo teto de benefícios do INSS, o novo valor afetou diretamente a margem de crédito oferecida aos beneficiários do instituto.

No final de 2022, o instituto anunciou um novo limite máximo para contratação de salários. Agora os segurados do INSS podem solicitar um empréstimo de até 1,6 vezes o valor do benefício mensal.

O limite de envolvimento da renda mensal do pensionista no pagamento da parcela do empréstimo consignado é de, no máximo, 45% do benefício.

O empréstimo consignado pelo INSS em 2023

Neste ano, os beneficiários do instituto terão uma margem adicional de R$ 90 para incluir no empréstimo.

No entanto, é importante que os segurados se lembrem de que um contrato de empréstimo maior resulta em mais dívidas a serem pagas.

Por isso, antes de assinar qualquer contrato, é importante entender a necessidade de contratar um empréstimo e qual a taxa de juros que será cobrada nas parcelas.

A vantagem do empréstimo consignado é que, como o pagamento é feito diretamente na folha de pagamento, as taxas de juros geralmente são menores, pois o risco de inadimplência e atrasos nos pagamentos é reduzido.