×

Entenda a diferença entre – Empréstimo Caixa Tem e consignado do Auxílio Brasil

Empréstimo Caixa Tem e consignado do Auxílio Brasil

Entenda a diferença entre – Empréstimo Caixa Tem e consignado do Auxílio Brasil

O chamado “Crédito SIM Digital – Crédito CAIXA Tem” é uma oportunidade de crédito para empreendedores individuais e microempreendedores individuais (MEI). Os empréstimos do Auxílio Brasil atendem beneficiários de programas sociais e são enquadrados no modelo de desconto em folha de pagamento.

Voltado para pequenos negócios e fomentando iniciativas empreendedoras, o crédito Caixa Tem é uma alternativa ao crédito consignado e pode até ajudar quem tem “nome sujo”. No entanto, o crédito Auxílio Brasil é descontado automaticamente da folha de pagamento.

Entenda melhor o empréstimo do Caixa Tem

A Caixa lançou a opção de crédito Sim Digital Empréstimo para apoiar empreendedores iniciantes e em processo de formalização, incluindo negativados e beneficiários do Auxílio Brasil. No início de maio deste ano, mais de 1,6 milhão de pessoas haviam sido aprovadas.

Para acessá-lo, de acordo com o Regulamento do MTP 660/2022, é necessário cumprir as regras do Esquema de Simplificação de Microfinanças Digitais para Empreendedores – SIM Digital.

Para fazer a solicitação há duas vias:

  • Se quiser fazer como Pessoa Física, o empréstimo é totalmente digital, solicitado diretamente pelo CAIXA Tem.
  • Como Microempreendedor Individual – MEI, a solicitação deve ser feita nas agências da CAIXA.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A lei que garante o empréstimo salarial do Auxílio Brasil estipula que o valor máximo da renda mensal a ser utilizado para quitar a dívida é de 40% da transferência do valor mínimo permanente (ou seja, 400 reais).

Como os programas de transferência de renda são voltados para famílias pobres e extremamente pobres, é importante que aqueles que pretendem aderir a um modelo de crédito entendam o quanto podem obter com o pagamento de suas dívidas.

Principalmente porque o crédito consignado é descontado diretamente da folha de pagamento. Portanto, se a família precisar de mais recursos do Auxílio Brasil, o valor não poderá ser renegociado.