×

Entenda como limpar CPF negativado

Entenda como limpar CPF negativado

Entenda como limpar CPF negativado

Quem tem CPF negativo fica impedido fazer compras parceladas, solicitar empréstimo no banco e pedi cartão de crédito.

Quando uma empresa quer conceder crédito, ela consulta o CPF e verifica o histórico do consumidor nos últimos cinco anos. Quanto mais dívida ele tem historicamente, quanto pior o pagador ele é classificado, menos crédito ele consegue no mercado.

Enquanto as empresas que contratam o serviço de consulta de CPF, o consumidor só pode verificar sua situação nas plataformas disponíveis.

Para saber se seu CPF está negativo, é necessário fazer um cadastro, informando nome completo e data de nascimento, que gerará login e senha.

Além do Serasa, há uma consulta gratuita sobre as condições de acesso ao crédito do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) administrado pela Boa Vista já o SPC Brasil, cobra pelos serviços.

Ao acessar a plataforma, o consumidor sabe se é um bom ou mau pagador, além de negociar a dívida com um intermediário de uma consultoria de crédito.

O prazo para números negativos depende do estado – em São Paulo é de 20 dias, mas em outras regiões é menor em 10 dias. As dívidas podem ser consultadas, quitadas ou parceladas.

Por exemplo, a Serasa tem um registro de quase 65 milhões de CPFs devedores no mercado, o que representa mais de 200 milhões em dívidas.

O prazo de prescrição do CPF inadimplente é de cinco anos, incide sobre o nome que consta no cadastro, essa dívida não limita mais o crédito do consumidor, mas ele continua devendo a empresa.

Por exemplo, no cadastro do Serasa, o consumidor pode consultar dívidas e negociar mesmo saindo da restrição de crédito.

Cuidado com golpes enviando boletos falsos para negociação de dívidas. “Os golpistas pegam as pessoas no WhatsApp, dão um desconto muito baixo, e as pessoas que já estão endividadas acabam pagando esse boleto fraudulento.

CONTINUE LENDO ->

Deixe uma resposta