×

Entenda o Alerta de Golpes do Nubank: Protegendo seus dados financeiros

Entenda o Alerta de Golpes do Nubank: Protegendo seus dados financeiros

O Nubank foi criado com o objetivo de simplificar a vida das pessoas, oferecendo produtos e serviços financeiros seguros e fáceis de usar. Temos sistemas de segurança inovadores e eficazes para garantir a proteção dos nossos clientes, como o Alerta de Golpes.

O Alerta de Golpes é uma das ferramentas que fazem parte do nosso pacote de proteção, que também inclui o Modo Rua e as Defesas Inteligentes. Essa função é projetada para alertar o cliente quando está prestes a fazer uma transação para uma conta potencialmente suspeita.

É importante lembrar que o Alerta de Golpes é apenas uma ferramenta adicional para ajudar na sua proteção. É fundamental estar sempre atento a possíveis golpes e nunca enviar dinheiro sem ter certeza de que a conta de destino é confiável.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a identificar golpes:

  • Nunca compartilhe informações pessoais, senhas ou códigos de segurança.
  • Verifique sempre o endereço de e-mail ou número de telefone do remetente antes de responder a uma mensagem.
  • Desconfie de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade.
  • Certifique-se de que o site em que está inserindo informações financeiras é seguro.

Agora que você entende um pouco mais sobre o Alerta de Golpes do Nubank, saiba que estamos sempre trabalhando para tornar nossos sistemas de segurança ainda mais eficientes e proteger ainda mais seus dados financeiros.

Alerta de Golpe do Nubank: o que é?

O mecanismo por trás dos golpes sempre segue uma lógica: capturar pessoas distraídas que acabam caindo em situações que aparentam ser seguras, mas que na verdade não são.

Os golpistas utilizam diversas estratégias para enganar suas vítimas, tais como criar páginas falsas que se assemelham a sites legítimos, oferecer promoções que parecem boas demais para ser verdade (e normalmente são mesmo) e usar técnicas de engenharia social para contar histórias convincentes.

É importante ficar sempre atento e desconfiar de ofertas suspeitas, bem como verificar a autenticidade de sites e informações antes de compartilhar qualquer dado pessoal. Além disso, é fundamental estar atualizado sobre as táticas utilizadas pelos golpistas para se prevenir e evitar cair em armadilhas.

A boa notícia para os clientes do Nubank é que eles contam com uma defesa adicional para se prevenirem contra golpes. Entre as várias ferramentas de inteligência artificial que protegem seu dinheiro, destaca-se o Alerta de Golpe.

O Alerta de Golpe é um recurso que pode alertá-lo caso esteja prestes a confirmar uma transação para uma conta suspeita. Ele aparece como um pop-up no aplicativo antes de você finalizar a transação, seja ela um Pix, uma TED ou o pagamento de um boleto. Isso permite que você pense melhor, revise as informações ou até pesquise mais antes de concluir a transação.

Como o Alerta de Golpe funciona?

O Alerta de Golpes do Nubank é baseado em dois bancos de dados: o do Banco Central (Bacen) e o nosso próprio banco de dados gerado por relatórios internos. A combinação dessas informações, aliada à nossa tecnologia, permite que alertas apareçam na tela do aplicativo dos nossos clientes quando temos informações de que uma conta de destino pode não ser confiável.

O alerta é exibido com a mensagem “Suspeita de fraude detectada”. Se você receber esse alerta, terá a opção de prosseguir ou não com a transação.

A decisão final sempre será sua – nosso objetivo é fornecer o máximo de informações para que você possa tomar a melhor decisão.

Confira no gif abaixo como o alerta de golpe aparece no seu aplicativo.