×

Entenda o que pode ter acontecido caso o seu Bolsa Família não esteja sendo depositado na conta

Bolsa Família

Entenda o que pode ter acontecido caso o seu Bolsa Família não esteja sendo depositado na conta

Muitos beneficiários do Bolsa Família reclamaram que o benefício não foi depositado em suas contas após o fim dos depósitos de março. O governo informou que isso pode ter acontecido por dois motivos: erro no aplicativo do Caixa Tem, bloqueio ou cancelamento do benefício. Neste texto, explicamos o que pode ter ocorrido.

Um possível motivo técnico seria um erro no aplicativo do Caixa Tem. Para identificá-lo, é preciso verificar se o dinheiro não apareceu antes do pagamento. Se não tiver sido depositado, o beneficiário deve esperar até o final do calendário mensal para confirmar que não é apenas um atraso. Caso o dinheiro realmente não tenha sido depositado, é necessário verificar se não há pendências no cadastro.

Entre os principais motivos para o bloqueio do benefício estão: falta de atualização do Cadastro Único, não cumprimento das condicionalidades, como a vacinação das crianças. Nesses casos, o benefício é bloqueado por dois meses e o beneficiário precisa atualizar as informações.

Outra possibilidade é o cancelamento, que ocorre quando a família não atende aos requisitos do programa. Nesses casos, o benefício é cancelado e apenas com uma investigação mais detalhada os beneficiários poderão tentar recuperá-lo.

Desbloqueio do Bolsa Família

Se o benefício do Bolsa Família for bloqueado, o responsável pela família deve comparecer a um posto de atendimento do CRAS com um documento oficial que tenha foto e um comprovante de residência. Além disso, serão necessários os documentos de todos os membros da família para realizar o desbloqueio do benefício.

  • CPF ou Título de Eleitor do Representante Familiar;
  • Documento de Identificação de cada membro da família (preferível que seja o CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver).

Problemas com o pagamento do Bolsa Família no aplicativo Caixa Tem

Caso o problema seja de ordem técnica no aplicativo Caixa Tem, os usuários podem seguir as instruções abaixo para solucioná-lo:

  • Usuários Android devem acessar a seção “Configurações”, selecionar a pasta “Aplicativos” e localizar o Caixa Tem. Em seguida, clique em “forçar parada” para reiniciar o aplicativo.
  • Usuários de iPhone podem fechar o aplicativo no sistema do iOS para reiniciá-lo, já que não há um sistema de “forçar parada” no iPhone.