×

Estratégia de bloqueios do Bolsa Família é alterada pelo governo em abril após críticas

Estratégia de bloqueios do Bolsa Família é alterada pelo governo em abril após críticas

No mês de março, o Ministério da Cidadania bloqueou milhares de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família por supostas irregularidades que esses beneficiários teriam que resolver.

No entanto, logo após ocorreu o desbloqueio dessas famílias e o governo federal admitiu que se tratou de um erro, pois esses bloqueios foram feitos de forma antecipada, antes mesmo desses beneficiários terem sido convocados para atualização cadastral.

Toda essa situação causou grande desconforto entre os beneficiários do programa de transferência de renda, que agora temem ser bloqueados também em abril e não conseguirem receber os pagamentos deste mês.

Por isso, o governo resolveu mudar sua estratégia de bloqueios para tentar evitar novas situações constrangedoras para as famílias e para o ministério. Dessa forma, o número de novos bloqueios será reduzido.

Isso ocorre porque há um grande número de famílias nas quais o governo identificou, no Cadastro Único (CadÚnico), algum tipo de suspeita de irregularidade e, por isso, todas essas famílias seriam bloqueadas neste mês de abril.

No entanto, para evitar maiores problemas, foi decidido que a quantidade de bloqueios será reduzida e deverão ser bloqueados apenas aqueles para os quais o governo tem convicção de que há possíveis irregularidades que serão comprovadas após a averiguação cadastral.

Nova estratégia para bloqueios do Bolsa Família

Seguindo a nova estratégia de bloqueios do Bolsa Família para o mês de abril, apenas os beneficiários que possuem grande possibilidade de irregularidades em relação às regras de renda e composição familiar serão bloqueados. Veja abaixo as regras que podem causar bloqueios no programa de transferência de renda:

  • Não cumprimento da regra de renda: Conforme as normas do programa social, serão elegíveis apenas as famílias que possuem renda mensal per capita de até R$ 218. Assim, aquelas com renda superior a esse valor serão bloqueadas e convocadas para atualizar seus dados cadastrais com a nova renda.
  • A regra de Composição Familiar também é importante para o Programa Bolsa Família. Serão bloqueados em abril os beneficiários que não atenderem às regras de composição familiar declaradas no Cadastro Único. É considerado fraude quando um beneficiário informa que mora sozinho, mas na verdade reside com outras pessoas na mesma casa, e esses casos serão devidamente averiguados.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Programa Bolsa Família e do novo Auxílio Gás receberão seus pagamentos a partir do dia 14 de abril, seguindo o calendário de pagamento conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. Veja abaixo o calendário completo dos dois programas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Os meios de pagamento para o programa Bolsa Família e o Auxílio Gás permanecem os mesmos, realizados principalmente através do aplicativo Caixa Tem. No entanto, caso o beneficiário não possua acesso ao aplicativo, será possível receber por outras formas utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, incluindo os modelos antigos, desde que estejam em boas condições de uso.