×

FGTS tem novo calendário do Saque Extraordinário

FGTS

FGTS tem novo calendário do Saque Extraordinário

Segundo o Caixa, cerca de R$ 9,2 bilhões em saques extraordinários permanecem inalterados desde agosto.

No entanto, todos os funcionários com contas no FGTS e o valor disponível são elegíveis para o pagamento. A transferência é feita automaticamente para a conta Caixa Tem.

O que é o Saque Extraordinário?

O calendário de pagamentos extraordinários do FGTS teve início em 20 de abril e foi compilado de acordo com o mês de nascimento do empregado.

O valor do pagamento é de até 1000 reais por empregado, levando em consideração o saldo total disponível em todas as contas do FGTS.

O Crédito Extraordinário do Sacque é depositado em uma Conta Poupança Social Digital aberta automaticamente pela CAIXA em nome do empregado.

Os valores mantidos na conta do FGTS (por exemplo, a garantia de operações de crédito antecipado para o Saque Aniversário, não podem ser sacados.

Como saber se tenho direito ao Saque Extraordinário?

Você pode verificar se tem direito ao saque no site da Caixa, pelo aplicativo do FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Consultando o site do FGTS, é possível saber:

  • se o empregado tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
  • consultar a data de crédito na conta de poupança social digital.

Por meio do aplicativo do FGTS e nas agências da Caixa é possível:

  • consultar sobre o valor a ser creditado;
  • consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
  • indicar que não deseja que o valor seja creditado;
  • solicitar a restituição do valor creditado para a conta FGTS;
  • alterar o cadastro para criar Conta Poupança Social Digital.

Como serão feitos os saques de FGTS liberados pelo governo

Caso o titular tenha várias contas do FGTS, os pagamentos serão efetuados na seguinte ordem: Começando pelas contas associadas aos contratos de trabalho vencidos com o menor saldo. Em seguida, outras contas vinculadas, começando pela de menor saldo.

Basicamente, não há necessidade de solicitar a liberação, pois o dinheiro é liberado automaticamente na conta Caixa Tem do funcionário. Mas se o beneficiário não tiver conta Caixa Tem, a CEF abrirá automaticamente em nome do funcionário.

Caso os dados estejam incompletos, permitindo a abertura de conta digital, o funcionário terá que solicitar a liberação dos fundos.

Além disso, todo o processo de solicitação de saque é informatizado. O funcionário não precisa se deslocar até a agência da Caixa, basta entrar no aplicativo do FGTS disponível em seu smartphone ou tablet e inserir os dados necessários.

Depois de depositar o valor em sua conta poupança digital pelo app, você pode pagar suas contas e sacar em loterias e pontos de autoatendimento. Ou use um cartão de débito virtual e código QR para comprar em supermercados, padarias, farmácias, etc.

Lembrando que o valor recebido também pode ser transferido para outras contas bancárias, seja da Caixa ou de outra instituição financeira.

Caso não queira receber o Saque Extraordinário do FGTS

O empregado pode informar que não deseja receber o Salário Emergencial, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Nesse caso, ele deve acessar o aplicativo do FGTS ou ir até a agência para indicar que não deseja receber a cota.

E mesmo que consiga um empréstimo na Poupança Social Digital, o funcionário pode solicitar o cancelamento automático do empréstimo pelos mesmos canais até 10 de novembro de 2022.

Caso a conta Poupança Social Digital do empregado não tenha sido utilizada até 15 de dezembro de 2022, o Valor do Salário Extraordinário será devolvido à conta do FGTS, ajustado em conformidade e sem prejuízo do empregado.