Pular para o conteúdo

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil tem prazo limite – saiba até quando é possível solicitar

  • por
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Em outubro do último ano, o Ministério da Cidadania habilitou doze bancos para oferecerem o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil. Dentre eles, a Caixa Econômica Federal foi a instituição que mais concedeu crédito por esse meio, o que não é surpreendente, já que ela é responsável pelo pagamento do benefício social. No entanto, a Caixa anunciou recentemente que irá paralisar a oferta de consignado para esse público.

O lançamento do empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil foi acompanhado por uma série de críticas. Entidades de proteção ao consumidor, como o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), posicionaram-se contra esse produto.

As críticas ao empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil tinham sempre a mesma linha de pensamento: famílias que vivem na extrema pobreza não deveriam comprometer a ajuda financeira que recebem para pagar dívidas. Como se trata de um consignado, as parcelas do crédito são debitadas diretamente do valor liberado no Auxílio Brasil, reduzindo em 40% a quantia a ser recebida.

Diante das críticas, grandes bancos como Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil decidiram não oferecer o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil em suas redes.

A taxa de juros cobrada, que chega a no máximo 3,5%, também foi alvo de críticas por estar acima da média para a modalidade de consignado.

Quais as condições para contratar o consignado pelo Auxílio Brasil

É importante ressaltar que o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil não foi cancelado no país. Na verdade, a Caixa Econômica Federal, que é o principal banco a oferecer o produto (responsável por pelo menos 80% das concessões), é que deixará de concedê-lo. Como os beneficiários costumam recorrer a essa instituição para solicitar o crédito, as chances de obter o empréstimo diminuem consideravelmente.

Em janeiro, o governo federal solicitou a pausa no empréstimo consignado para esse público, visando reformular as regras e corrigir pontos críticos, como as taxas de juros. Desde então, os novos pedidos de empréstimo consignado do Auxílio Brasil passaram a seguir um novo procedimento:

  • Taxa de juros: passou de no máximo 3,5% para no máximo 2,5%;
  • Número de parcelas: passou de no máximo 24 para até 6;
  • Margem consignável: passou de 40% para 5%.

Caixa cancela liberação de consignado pelo Auxílio Brasil

Na última sexta-feira (24), a Caixa Econômica Federal confirmou que não oferecerá mais crédito consignado pelo Auxílio Brasil.

Após a reformulação das regras, o banco informou que precisaria adaptar seus sistemas e avaliar se valeria a pena continuar concedendo o produto, o que acabou sendo considerado desvantajoso.

Embora não seja o único banco a oferecer o crédito, a Caixa Econômica Federal é responsável por 80% das liberações, de acordo com dados do Ministério da Cidadania. Informações do Banco Central mostram que somente em outubro de 2022, quando o crédito foi lançado, a Caixa emprestou R$ 5 bilhões.

Este ano, o volume de empréstimos diminuiu devido à troca de presidente do banco. Maria Rita Serrano, que assumiu o cargo, suspendeu novas liberações para revisão e agora confirmou que, após um estudo sobre as condições do consignado pelo Auxílio Brasil, “o banco decidiu retirar o produto de seu portfólio”.

O banco informa também que os contratos em andamento permanecem inalterados. “O pagamento das parcelas continuará sendo realizado automaticamente por meio do desconto no benefício”, afirma o comunicado.

Onde contratar consignado do Auxílio Brasil

Após a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil na Caixa, os interessados precisam buscar outras opções de bancos para tentar obter o empréstimo.

São 11 instituições financeiras que foram autorizadas a oferecer o produto, mas é importante verificar diretamente nos sistemas desses bancos se eles já se adaptaram às novas regras de liberação.

Caso seja confirmado, é possível fazer o pedido por meio do aplicativo desses bancos e o desconto será feito no mês seguinte à liberação do dinheiro. O empréstimo consignado do Auxílio Brasil está disponível em outras instituições, como:

  • Banco Agibank S/A;
  • Banco Crefisa S/A;
  • Banco Daycoval S/A;
  • Banco Pan S/A;
  • Banco Safra S/A;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
  • Pintos S/A Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.