×

Gasolina está mais barata em diversos estados; Confira as regiões

Gasolina

Gasolina está mais barata em diversos estados; Confira as regiões

O preço médio cobrado por litro de gasolina caiu em vários estados. O motivo das reduções é o repasse da redução do imposto sobre combustíveis, que já é visível nos postos.

Segundo pesquisa da ValeCard, o preço médio da gasolina entre sexta-feira 24 e terça-feira 28 caiu 1,6%, o que corresponde a R$ 0,12 por litro.

24 estados e o Distrito Federal confirmaram reduções. A única exceção foi o estado do Maranhão, onde os preços subiram 1,54%, enquanto o valor do combustível na Paraíba permaneceu estável.

Redução de impostos

O corte de impostos federais garantiu um desconto de R$ 0,69 por litro, ou 9,3% do preço médio, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) na semana passada. Esse efeito mostra que as quedas de preços nos postos de gasolina são graduais.

Queda no preço da gasolina pelos estados

De acordo com a Valecard, as maiores reduções de combustível foram observadas nos seguintes estados:

  • Amapá: -7,1%;
  • Paraná: -6,5%;
  • Santa Catarina: -6,5%;
  • São Paulo: -3,1%.

Outros estados, como Tocantins, Piauí, Moto Grosso, Bahia e Espírito Santo, ficaram abaixo de 1%.

Ressalte-se que até o momento apenas os estados de São Paulo e Goiás cumpriram o novo teto do ICMS sobre a gasolina, conforme previsto na lei do teto tributário.

No entanto, desde que as decisões foram anunciadas pelos governadores na segunda-feira, 27 de junho, os novos cortes ainda não tiveram impacto na última pesquisa.