Google pode perder espaço para o TikTok em breve; entenda!

google

Já imaginou que um app que publica danças e tendências poderia servir como fonte de informação? Pode parecer estranho, mas o TikTok é usado por 33% dos usuários como fonte de pesquisa sobre qualquer assunto.

Os dados foram citados em uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, publicada em outubro. Além disso, o estudo afirma que o número de usuários na América do Norte de 18 a 29 anos que usam essa rede social para obter informações aumentou de 9% para 26% em 2022.

Além disso, uma pesquisa do Reino Unido publicada pelo regulador de mídia Ofcom encontra o TikTok no pódio, ao lado do Instagram e do Youtube, entre as principais fontes de pesquisa para menores de 24 anos.

Sucesso por trás do TikTok

Assim, fica claro que o TikTok é uma alternativa ao maior buscador do mundo, o Google. O segredo desse sucesso está na capacidade do algoritmo do aplicativo em oferecer o que o usuário procura, e com resultados rápidos.

Para esta aplicação foi criado algoritmo baseado na experiência do usuário. Isso significa que o TikTok sugere vídeos e termos de pesquisa que interessam a todos.

Além disso, o TikTok entende o perfil de seus usuários, que em sua maioria é composto por um público da Geração Z.

A coordenadora de Mídia e Democracia do ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade), Karina Santos, disse à Folhapress que o fenômeno simboliza a transformação do futuro digital. Karina Santos do ITS Rio disse:

“A geração Z quer ver uma representação visual de algo em vez de ler sobre isso em um site frio e sem rosto. E esse tipo de experiência é mais facilmente transmitida em vídeo, principalmente em uma plataforma que incentiva o compartilhamento autêntico de experiências, como o TikTok”.

TikTok na liderança

Os pesquisadores também mencionaram que “as pessoas estão cada vez mais procurando informações reais, pessoas reais, experiências reais”.

Segundo Karina, os internautas, principalmente os da geração Z, estão cansados ​​de ver anúncios e textos em sites que aparecem no topo da busca do Google.

Além disso, pesquisas do Pew Research Center mostram que o consumo de notícias diminuiu ou parou completamente nos últimos anos. Como resultado, redes sociais conhecidas como Twitter, Facebook e Reddit estão em declínio, enquanto o YouTube e o Instagram estão estagnados.

Tipos de temas pesquisados no TikTok

Porém, é importante ressaltar que a plataforma chinesa não substituirá o Google em questões mais graves, como cronogramas de pagamento do IPVA, que podem ser resolvidos por meio de texto.

Obviamente, o TikTok é uma plataforma de vídeo curto sem muitos anúncios. Além disso, inesperadamente, a pessoa passou horas consumindo vários conteúdos dentro do aplicativo. Dessa forma, a busca visual pode garantir melhores resultados no Douyin, como:

  • receitas;
  • dicas de turismo;
  • dicas de filmes;
  • análises de produtos;
  • dicas de games;
  • dicas de moda.

%d blogueiros gostam disto: