×

Governo confirmou calendário do Auxílio Brasil de setembro; 450 mil aprovados

Governo confirmou calendário do Auxílio Brasil de setembro; 450 mil aprovados

O calendário de setembro do Auxílio Brasil foi confirmado na tarde desta quinta-feira (15). Como esperado, a manutenção da data foi notificada pelo Ministério da Cidadania. Mais de 450 mil famílias foram aprovadas, e o valor médio dos benefícios chegou a 607,52 reais.

Em setembro, o Auxílio Brasil atingiu o recorde de 20,65 milhões de domicílios entre os dias 19 e 30, o que significa um aumento de cerca de 450 mil domicílios em relação a agosto (o recorde anterior era de 20,2 milhões).

O valor total repassado neste mês foi de 12,47 bilhões de reais, com valor mínimo de 600 reais e tarifa média de 607,52 reais (representando famílias com cotas mais altas).

Os pagamentos para os beneficiários com Número de Cadastro Social (NIS) terminados em 1 terão início na segunda-feira, 19/09. O calendário de transferências escalonado segue o calendário oficial até 30 de setembro.

Auxílio Brasil

Essa operação garante atendimento integral a todos os domicílios que disponibilizam os perfis em questão em um único cadastro. Levando em conta o histórico do Auxílio Brasil, que foi implantado em novembro de 2021, mais de 7,5 milhões de domicílios foram agregados nos últimos 11 meses, outro patamar inédito.

Recortes do Auxílio Brasil

Uma grande percentagem dos agregados familiares (82%) é chefiada por mulheres. Isso significa que dos 20,65 milhões de domicílios que receberão o Auxílio Brasil neste mês, 16,85 milhões são dominados por mulheres. Por região, o Nordeste continua sendo a região com maior número de domicílios atendidos. São 9,58 milhões.

Em seguida, vieram as regiões Sudeste (6,11 milhões), Norte (2,48 milhões), Sul (1,37 milhão) e Centro-Oeste (1,08 milhão). Em unidades federativas, a Bahia é o estado com maior cobertura de beneficiários. São 2,53 milhões de domicílios. Também estão na lista São Paulo (2,48 milhões), Rio de Janeiro (1,74 milhão), Pernambuco (1,65 milhão), Minas Gerais (1,59 milhão) e Ceará (1,45 milhão).

O Programa

O Auxílio Brasil tem como público-alvo famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem elegíveis, devem atender a critérios de elegibilidade, como renda per capita classificada como pobre ou extrema pobreza, dados cadastrais atualizados nos últimos 24 meses, e aqueles que declararam no cadastro foram os mesmos que declararam no cadastro, não há informações diferentes entre eles, outros bancos de dados federais.

A seleção foi automática, levando em consideração as estimativas de pobreza, o número de domicílios atendidos por cada município e as restrições orçamentárias anuais do Auxílio Brasil.

Calendário de setembro

O pagamento de setembro está programado para começar na próxima segunda-feira, 19 de setembro. Assim, levou mais de um mês para o beneficiário receber o segundo pagamento devido ao adiantamento em agosto.

  • NIS terminado em 1 – 19 de setembro;
  • NIS terminado em 2 – 20 de setembro;
  • NIS terminado em 3 – 21 de setembro;
  • NIS terminado em 4 – 22 de setembro;
  • NIS terminado em 5 – 23 de setembro;
  • NIS terminado em 6 – 26 de setembro;
  • NIS terminado em 7 – 27 de setembro;
  • NIS terminado em 8 – 28 de setembro;
  • NIS terminado em 9 – 29 de setembro;
  • NIS terminado em 0 – 30 de setembro.
calendario auxilio brasil setembro

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania