Governo pagará PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto ainda este mês. Esse programa governamental tem como objetivo pagar um salário extra para os trabalhadores da iniciativa privada e para os servidores públicos que ganham até dois salários mínimos.
O pagamento é liberado de acordo com a data de nascimento de cada trabalhador.
Os trabalhadores nascidos em julho e agosto receberão o abono salarial do PIS/Pasep em maio, sendo que o governo iniciará a liberação do pagamento a partir do dia 15.
É importante lembrar que os trabalhadores têm até o dia 29 de dezembro para sacar o dinheiro.
Onde os nascidos em julho e agosto podem sacar o abono salarial do PIS/Pasep?
Conforme as normas do abono salarial do PIS/Pasep, a Caixa e o Banco do Brasil são os bancos responsáveis pelos pagamentos.
A Caixa realiza as transferências para os trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Banco do Brasil para os servidores públicos.
O valor do abono é determinado pela quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano-base 2021.
Por isso, os pagamentos podem variar entre R$ 109 e R$ 1.302, sendo este último o pagamento máximo correspondente a um salário mínimo.
Este artigo também pode te interessar: PIS/Pasep: Nova rodada de pagamento já tem data marcada: confira quando irá ocorrer.
Como consultar o valor?
Os trabalhadores nascidos em julho e agosto podem verificar se têm direito ao abono salarial e qual é o valor a receber, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
Além disso, é possível acessar o Portal Emprega Brasil e fazer login com a conta gov.br para obter as informações sobre o benefício.
Para consultar o abono salarial pelo Portal Emprega Brasil, é necessário acessar a opção “Abono Salarial” após o login.
Já pelo aplicativo, o trabalhador deve fazer login com a conta gov.br e clicar em “Abono Salarial – Consultar”.
Caso a opção não esteja disponível, é só acessar o menu na parte inferior da tela e selecionar “Benefícios e Abono Salarial”.
Ao consultar o direito ao abono salarial do PIS/Pasep, é importante que o trabalhador verifique se o seu empregador informou corretamente os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Caso contrário, pode ocorrer a não liberação do pagamento do abono salarial.
Caso o trabalhador tenha direito e não possua conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, é possível realizar o saque do abono salarial em outros bancos.
Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS/Pasep.
O abono salarial é um direito importante dos trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos e pode ser um grande auxílio para aqueles que estão enfrentando dificuldades financeiras.
Por isso, é fundamental que os trabalhadores fiquem atentos aos prazos de pagamento e busquem informações sobre o seu direito ao benefício.
Além disso, os trabalhadores também podem obter informações sobre o abono salarial por meio da Central de Atendimento Alô Trabalho, pelo número 158.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e as ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país.
É importante ressaltar que o abono salarial é diferente do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O abono é pago uma vez por ano, enquanto o saque do FGTS pode ser feito em diversas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave, entre outras.
Portanto, os trabalhadores nascidos em julho e agosto devem ficar atentos ao calendário de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para não perderem a oportunidade de receber esse benefício.
Compartilhe este post para que mais pessoas tenha acesso a essa informação!