×

Governo envia comunicado urgente às famílias unipessoais do Bolsa Família

Governo

Governo envia comunicado urgente às famílias unipessoais do Bolsa Família

O Governo Federal realiza minuciosa análise cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) desde janeiro deste ano. O foco dessa auditoria é direcionado aos beneficiários unipessoais, que se cadastraram alegando morar sozinhos.

No entanto, o governo suspeita de mais de 5 milhões de casos irregulares de inscrição, e, por isso, tem conduzido essa averiguação de dados.

A averiguação cadastral consiste em um processo de verificação das informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único. Por meio de cruzamento de dados e fiscalizações, são identificadas inconsistências, omissões ou informações incorretas.

Esse procedimento visa assegurar que apenas as famílias que verdadeiramente preencham os critérios de elegibilidade sejam beneficiárias dos programas sociais.

Um dos principais objetivos da averiguação cadastral é combater a fraude e a duplicidade de benefícios. Por meio de uma análise cuidadosa das informações cadastrais, é possível identificar situações em que uma mesma família está registrada mais de uma vez ou está recebendo benefícios de maneira indevida.

Isso contribui para direcionar os recursos aos verdadeiros necessitados, evitando desperdícios e promovendo uma distribuição mais justa.

Para manter os beneficiários cientes da averiguação cadastral, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem enviado notificações aos beneficiários por meio dos aplicativos do programa social.

Ao receberem essas notificações em seus dispositivos móveis, os beneficiários são prontamente informados sobre a importância de atualizar suas informações cadastrais e os prazos estabelecidos para essa ação. Confira um exemplo de mensagem a seguir:

“Título: Atualização Cadastral – Ação Urgente!

Prezado(a) beneficiário(a) do programa Bolsa Família,

Informamos que o Governo Federal está realizando uma averiguação cadastral no Cadastro Único (CadÚnico). Seu cadastro foi selecionado para essa análise.

Pedimos sua colaboração e atenção neste momento. É essencial que você atualize suas informações cadastrais o mais breve possível, para que possamos garantir a correta concessão dos benefícios sociais.

Acesse o aplicativo do Bolsa Família e siga as orientações para atualização cadastral. Lembre-se de conferir e corrigir todos os dados, assegurando que estejam corretos e atualizados.

Contamos com a sua participação para mantermos a integridade e a eficácia dos programas sociais.

Atenciosamente, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)”

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família.”

Aplicativo Bolsa Família

O que fazer se o meu Bolsa Família for bloqueado?

Os beneficiários que tiverem o programa de transferência de renda bloqueado precisarão comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para realizar a atualização de seus dados.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o prazo para o beneficiário efetuar o recadastramento é de até 60 dias após o bloqueio do benefício.

Após esse prazo, aqueles que não realizarem a atualização serão desvinculados definitivamente do Cadastro Único (CadÚnico).

Caso o beneficiário consiga comparecer ao CRAS para efetuar a atualização cadastral dentro do prazo estipulado pelo ministério, o Cadastro Único será desbloqueado e o recebimento do Bolsa Família será retomado.

No entanto, é importante ressaltar que, de acordo com o ministro do MDS, Wellington Dias (PT), o prazo para o desbloqueio varia de 15 a 45 dias, dependendo do nível de irregularidade do beneficiário e da disponibilidade de profissionais para realizar o atendimento.

Adicionalmente, Dias informou que os beneficiários que conseguirem desbloquear o cadastro terão direito a receber as parcelas retroativas do Bolsa Família que ficaram suspensas durante o bloqueio do Cadastro Único.

Nesse sentido, os beneficiários que passaram pelo processo de averiguação cadastral entre os dias 3 de março e 14 de abril já podem realizar o saque das parcelas atrasadas a partir de maio.

Beneficiários do Bolsa Família recebem importante mensagem no aplicativo

Calendário do Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família teve início na semana passada e, nesta terça-feira, serão contemplados com o benefício de transferência de renda os beneficiários com o NIS (Número de Identificação Social) terminando em 4. Segue abaixo o calendário completo referente ao mês de maio:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

É importante que os beneficiários estejam atentos às datas correspondentes ao final do NIS para que possam receber o Bolsa Família de forma adequada dentro do mês de maio.