×

Governo estabelece cronograma para revisão cadastral do CadÚnico

Convocação do Bolsa Família

Governo estabelece cronograma para revisão cadastral do CadÚnico

O governo  assumiu o compromisso de analisar o Cadastro Único (CadÚnico) dos beneficiários do Bolsa Família a fim de identificar fraudes ou informações desatualizadas que possam resultar em bloqueios de benefícios indevidos. Além disso, a revisão cadastral permitirá a inclusão de novas famílias na folha de pagamento do programa social.

O Cadastro Único é responsável por reunir informações sobre os cidadãos de baixa renda do país, e o responsável familiar deve atualizar os dados a cada dois anos, pelo menos.

Todas as famílias beneficiárias serão convocadas para atualizar seus dados em um posto de atendimento, como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A revisão e averiguação dos dados podem resultar em mais cortes no Bolsa Família, desde que sejam descobertas fraudes.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Bolsa Família que realizaram a última atualização do seu cadastro nos anos de 2016 ou 2017 devem responder à convocação do governo para atualizar suas informações. Caso não haja manifestação, a exclusão do programa ocorrerá a partir de maio de 2023.

O objetivo do governo é concluir o processo de revisão cadastral até dezembro deste ano. Foi identificado indícios de irregularidades em cerca de 2,5 milhões de beneficiários, o que pode resultar em novos cortes no programa.

Consequências da averiguação do CadÚnico

O governo está realizando uma análise minuciosa dos cadastros do Bolsa Família, com foco especial em identificar possíveis fraudes ou inconsistências nos dados informados pelas famílias. O objetivo é verificar se as famílias realmente atendem aos critérios para participação no programa, independentemente do tamanho da família.

Conforme comunicado pelo Ministério da Cidadania, a partir deste mês cerca de 1,5 milhão de beneficiários deixarão de receber o Bolsa Família, após terem sido identificadas irregularidades em seus cadastros.