×

Governo faz grande proposta aos titulares do Caixa Tem: saiba mais!

Caixa Tem

Governo faz grande proposta aos titulares do Caixa Tem: saiba mais!

Na última terça-feira, 25 de abril, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), anunciou que o governo está estudando uma proposta para oferecer trabalho aos titulares do Caixa Tem.

A intenção é auxiliar as pessoas cadastradas no Bolsa Família por meio da Caixa Econômica Federal e desenvolver uma política com maior impacto no combate à pobreza.

De acordo com o ministro, o governo identificou um novo cenário de miséria em comparação com o início dos anos 2000.

A falta de oportunidades no mercado de trabalho é apontada como principal causador da pobreza, o que faz com que a ação com os titulares do Caixa Tem ganhe ainda mais importância.

O que os titulares da Caixa Tem precisam fazer para se inscrever no Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social aberto a todos os brasileiros que possuem renda familiar mensal de até R$218 por pessoa, incluindo os titulares do Caixa Tem.

No entanto, para aderir ao programa, é preciso seguir algumas regras, como realizar acompanhamento pré-natal, comprovar o calendário nacional de vacinação, fazer acompanhamento nutricional de crianças com até 7 anos e manter a inscrição no Cadastro Único atualizada.

Além disso, é necessário comprovar uma frequência escolar de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para jovens de 6 a 18 anos incompletos.

“Face” da miséria no Brasil

De acordo com Dias, ao avaliar os titulares do Caixa Tem com registro no Bolsa Família, foi possível concluir que a “face” da miséria brasileira mudou.

Enquanto no início dos anos 2000, a pobreza era diretamente ligada ao analfabetismo da população, hoje, este tipo de desigualdade não tem tanto impacto.

Atualmente, existem grupos de pessoas em níveis sociais inferiores, possuem escolaridade de nível médio completo e até mesmo pós-graduação.

Isso significa que a falta de oportunidades de trabalho é o que tem levado os brasileiros a buscar programas sociais.

Por fim, o ministro comentou que “a cena que eu quero ver se repetir é a de pessoas com carteira assinada sendo entregue, com renda sendo elevada, e ela podendo devolver para outra pessoa que precisa o cartão do Bolsa Família”.

Portanto, as ações com os titulares do Caixa Tem ganham ainda mais importância para o governo atual.

O objetivo é oferecer trabalho e capacitação para que essas pessoas possam sair da situação de vulnerabilidade e se tornarem independentes financeiramente.

Segundo Dias, a meta é que, em quatro anos, todas as pessoas que atualmente recebem o Bolsa Família possam ter emprego formal.

Para isso, o governo tem estudado diversas formas de incentivar a geração de empregos no país, como ações de capacitação e a criação de novas oportunidades de trabalho em setores estratégicos, como o turismo, a construção civil e a agricultura familiar.

Além disso, o ministro destacou a importância de investir na educação e na qualificação profissional como forma de reduzir as desigualdades sociais e oferecer melhores condições de vida para todos os brasileiros.

Em resumo, o governo está empenhado em desenvolver políticas públicas que contribuam para o combate à pobreza e à exclusão social, e as ações com os titulares do Caixa Tem são uma das estratégias para alcançar esse objetivo.

Boa notícia para quem teve o Bolsa Família BLOQUEADO

Para acessar o Caixa Tem, é necessário baixar o aplicativo em seu celular, que está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Após baixar o aplicativo, é necessário fazer o cadastro no programa utilizando informações como CPF, nome completo, data de nascimento e número de celular.

Após o cadastro, é possível realizar diversas transações pelo aplicativo, como consultar o saldo e o extrato do FGTS, receber o auxílio emergencial e o Bolsa Família, pagar boletos, fazer compras em estabelecimentos que aceitem o cartão virtual da Caixa e transferir dinheiro para outras contas.

Vale ressaltar que, para acessar o Caixa Tem, é necessário ter um smartphone com sistema operacional Android 5.0 (ou superior) ou iOS 12 (ou superior).

Além disso, é importante manter o aplicativo sempre atualizado para garantir seu bom funcionamento.