×

Governo federal autorizou as redes farmacêuticas a reajustar o valor dos medicamentos.

Remédios genéricos

Governo federal autorizou as redes farmacêuticas a reajustar o valor dos medicamentos.

O governo federal autorizou as redes farmacêuticas a reajustar o valor dos medicamentos. A partir do dia 1º de abril, milhares de remédios para diferentes finalidades poderão ficar até 5% mais caros em todo o país, seguindo o aumento anual previsto.

Leia mais: Entenda se realmente haverá o fim da idade mínima para aposentadoria pelo INSS

A indústria do setor afirma que o aumento servirá para cobrir a inflação acumulada no ano passado, que alcançou 5,6%. Algumas farmácias estão promovendo promoções até o início de abril para que os clientes possam aproveitar os preços antigos antes da mudança.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), nos últimos dez anos, o preço dos remédios subiu 76,79% no Brasil. Apesar do percentual expressivo, ainda está abaixo da variação inflacionária no mesmo período, que foi de 90,24% na última década.

Aumento preocupa

O reajuste é especialmente preocupante para os consumidores que vivem com doenças e condições que dependem do uso contínuo de medicamentos. Para essas pessoas, os gastos com remédios comprometem uma grande fatia de seus salários.

Uma maneira encontrada pelas farmácias para ajudar os clientes e não perder volume de vendas é parcelar o valor da compra em mais vezes. Muitos estabelecimentos também oferecem descontos em produtos selecionados ou promoções como compre 1 e leve 2.

Para fugir da alta, há quem esteja planejando comprar uma quantidade maior antes do aumento para fazer estoque. No entanto, é importante atentar-se ao prazo de validade do produto para evitar problemas e prejuízos.

Programa do governo

O Farmácia Popular é um programa do governo brasileiro destinado à população em vulnerabilidade social. Para usufruir das vantagens oferecidas, é necessário ir a uma farmácia credenciada e apresentar um documento pessoal e a prescrição médica.

Os inscritos no programa podem comprar medicamentos para tratar dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas com desconto de até 90%. Além disso, remédios para tratamento de diabetes, asma e hipertensão são fornecidos gratuitamente.