×

Governo toma decisão que beneficiará usuários de gás de cozinha

Governo toma decisão que beneficiará usuários de gás de cozinha

Vale-gás de cozinha: pagamento deve ser retomado em abril. O governo federal não está fazendo liberações do programa Vale-gás nacional neste mês de março, mas já há uma data prevista para o retorno do benefício social. Como é um programa bimestral, a próxima liberação será em abril, e espera-se que o valor seja de cerca de R$ 100.

As regras para a seleção de beneficiários não devem mudar, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

É necessário ter uma conta atualizada e ativa no Cadastro Único do governo federal, além de ao menos um integrante da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As famílias selecionadas são aquelas com renda de até meio salário mínimo.

Porém, mesmo cumprindo todos os requisitos, não há garantia de entrada no programa social. A decisão final depende do espaço disponível no orçamento do governo para o mês de pagamento.

Como saber se vou receber?

Para saber se o seu nome foi selecionado para o programa do Vale-gás, não é preciso sair de casa. Basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou o Caixa Tem para verificar se você está entre os beneficiários.

No entanto, é importante ressaltar que a consulta aos resultados só estará disponível mais próximo da data de início das liberações do benefício. Os cidadãos devem aguardar algumas semanas para saber se foram selecionados.

Quanto vou receber?

Diferentemente do programa Bolsa Família, o Vale-gás Nacional não oferece um valor fixo de benefício. Os pagamentos variam de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg nos últimos seis meses, que é definido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Já foi anunciado pelo Ministério que, no próximo mês de abril, os repasses do Vale-gás deverão corresponder a 100% do preço médio do botijão. Isso significa que todos os beneficiários devem receber um valor acima de R$ 100 em abril.

Porém, vale ressaltar que a consulta para saber se o nome foi selecionado para o programa ainda não está disponível e deve ser divulgada pelo Ministério em uma data próxima às liberações do benefício.

Calendário do vale-gás

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Governo Federal, cerca de 6 milhões de pessoas receberam o benefício do Vale-gás nacional em fevereiro. Para o mês de abril, a expectativa é que o número de beneficiados se mantenha estável.

Os repasses do Vale-gás seguirão o mesmo calendário do Bolsa Família, permitindo que os beneficiários que recebem ambos os programas utilizem os dois saldos de uma só vez.

Abaixo, segue o calendário de pagamentos do Vale-gás para o mês de abril:

  • Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).