×

Idosa de 88 anos perde benefício é dada como morta pelo INSS – entenda o que aconteceu

Idosa de 88 anos perde benefício

Idosa de 88 anos perde benefício é dada como morta pelo INSS – entenda o que aconteceu

A mulher de 88 anos teve seu benefício cortado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo depois da realização da prova de vida a agência considerou que ela estava morta, Maria Antônia mora na Bahia e tenta há dois anos recuperar o seu Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo informações oficiais, a idosa foi declarada morta pelo INSS em 2005. Por isso, seu BPC foi cortado há dois anos. A família garante que fez prova de vida. Eles também afirmam que lutam há pelo menos um ano para provar ao Instituto que ela está viva.

Em entrevista a uma emissora de televisão local, a família da idosa explicou que o subsídio foi cortado após o INSS abrir uma investigação para apurar uma possível fraude. A investigação ocorreu justamente porque o sistema indicava que ela estava morta e que outra pessoa estava pegando o valor.

Ainda, segundo registros familiares, a idosa mora no interior do município de Itagibá, no sul da Bahia. Seus filhos descobririam que ela não recebe nenhum benefício há cerca de um ano. Por isso, decidiram levá-la para morar com eles na cidade de Itabuna.

“Já estivemos no INSS aqui (Itabuna), fizemos atualização no CadÚnico dela como eles pediram, e quando chegamos lá me disseram que tínhamos que ir com ela naquela época em fevereiro de 2021 em Ipiaú”, disse à  neta da idosa.

O que diz o INSS

O INSS da cidade de Itabuna comentou o assunto. Segundo o Instituto, isso aconteceu por causa de um problema no sistema . Duas pessoas com o mesmo sobrenome receberam o benefício, e apenas uma morreu.

Maria Antônia, que ainda esta viva, também acabou perdendo seus direitos previdenciários. O INSS local alegou que tentou entrar em contato com ela para uma nova prova de vida, mas ela não apareceu até o final do semestre passado.

O INSS disse que ficou registrado que outra prova de vida foi realizada após esse período. Nesse sentido, o instituto disse que está tomando medidas para tentar restabelecer o pagamento do benefício nos próximos dias.

Prova de vida

No mês passado, o INSS anunciou mudanças no processo de realização de prova de vida no país. De acordo com informações oficiais, a partir de agora os cidadãos não precisam mais ir a um intermediário para provar que estão vivos.

O INSS explicou que vai analisar os dados existentes em vários repositórios para saber quem está vivo e quem está morto. Há temores de que essa análise acabe levando a mais erros, como aconteceu com as mulheres mais velhas de Itaguiba.

No entanto, o Instituto garante que não ocorrerão erros. O INSS disse que os benefícios só seriam retirados quando fosse realmente comprovado que o cidadão não estava mais vivo. As novas regras já estão em vigor e devem ser implementadas gradativamente até o final deste ano.

CONTINUE LENDO ->