×

Situação de inadimplência pode impactar o recebimento do Bolsa Família? Confira

Bolsa Família

Situação de inadimplência pode impactar o recebimento do Bolsa Família? Confira

Beneficiários de um dos principais programas assistenciais do Brasil têm expressado uma dúvida recente: será que o pagamento do Bolsa Família será interrompido para quem está com o nome negativado?

Vamos esclarecer essa questão com base nas informações fornecidas pelo Governo Federal, a fim de determinar se essa situação é verídica ou não. Continue a leitura!

 Bolsa Família

Pessoas com nome sujo terão o pagamento do Bolsa Família interrompido?

De acordo com o governo, ter dívidas financeiras e estar com o nome negativado não é motivo para o cancelamento ou irregularidade do CPF daqueles que recebem o Bolsa Família. Portanto, essa informação é falsa.

Contudo, é crucial estar atento às informações presentes nos extratos de pagamento, no aplicativo do programa e no Caixa Tem (Android, iOS). O governo tem alertado sobre possíveis inconsistências encontradas no CPF do titular por meio dessas ferramentas.

A irregularidade do CPF pode ocorrer devido a divergências nas informações cadastrais, cancelamentos ou suspensões na base de dados da Receita Federal, situações que podem resultar no bloqueio ou cancelamento dos benefícios sociais.

Alerta para aposentados do INSS: Estratégias para se Proteger do Novo Golpe no INSS

Saiba como regularizar o CPF

Apesar de o pagamento do Bolsa Família não ser interrompido para pessoas com nome sujo, é sempre importante manter a situação do CPF em dia. Para verificar e regularizar, consulte a Receita Federal.

Aqueles que tiverem o Bolsa Família bloqueado em janeiro devem regularizar a situação junto ao Fisco e obter informações adicionais por meio do site oficial do órgão. Após a regularização, a pendência será automaticamente removida do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) V2.

Por fim, para informações confiáveis, sempre visite os canais oficiais do governo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gestão municipal ou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome por meio do Disque Social 121.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS