×

Inscrições abertas para o Bolsa Família 2023: saiba quando e onde se cadastrar

Inscrições abertas para o Bolsa Família 2023

Inscrições abertas para o Bolsa Família 2023: saiba quando e onde se cadastrar

A fim de receber o Bolsa Família, pessoas de baixa renda devem se cadastrar no programa por meio do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Esse registro reúne informações sobre indivíduos em situação de vulnerabilidade social no país para conceder benefícios.

Embora tenha sido criado pelo Governo Federal, o CadÚnico é uma ferramenta que opera em conjunto com os estados e municípios, sendo gerenciado e atualizado pelas prefeituras sem custo algum.

Pessoas que se cadastram no Cadastro Único e preenchem os requisitos exigidos para participar do Bolsa Família não precisam realizar nenhum outro pedido para receber o benefício, pois o próprio cadastro serve como meio de concessão de inclusão no programa social.

Além do Bolsa Família, o Cadastro Único possibilita o acesso a uma ampla variedade de programas sociais, por isso é fundamental que pessoas com baixa renda se inscrevam nesse cadastro.

Como e onde fazer o registro do Bolsa Família?

O cadastro no Cadastro Único pode ser realizado em qualquer período do ano, em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), durante o horário de funcionamento adequado.

Além disso, é possível realizar um pré-cadastro através do aplicativo ou do site do CadÚnico, mas essa etapa online serve apenas para acelerar o processo do cadastro presencial.

É importante ressaltar que o pré-cadastro online pelo aplicativo ou site do CadÚnico não é uma etapa obrigatória e não conclui o processo de cadastramento.

Afinal, ainda é necessário que o representante familiar, de preferência a mulher, se dirija a um CRAS para complementar as informações e finalizar o registro.

Sendo assim, é fundamental que as famílias busquem o atendimento presencial nos Centros de Referência da Assistência Social para garantir o acesso aos programas sociais disponíveis.

No posto de atendimento, a equipe responsável coletará informações adicionais e finalizará a inscrição. Para localizar o CRAS mais próximo, é possível realizar uma pesquisa Clicando Aqui.