Pular para o conteúdo

Inscritos no CadÚnico podem ter desconto de até 99% nas dívidas

Inscritos no CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema governamental que coleta dados de famílias de baixa renda. A partir do qual o governo aplica políticas sociais, como o desencadeamento de benefícios econômicos. Um dos programas que compõem essa lista é o FIES (Fundos de Amparo Financeiro Estudantil).

Em suma, a renegociação de dívidas está disponível para estudantes que tomam empréstimos para pagar o ensino superior. Inclusive, você pode quitar sua dívida com até 99% de desconto. Então, veja como funciona a seguir.

Perdão de até 99% do valor das dívidas

O Congresso Nacional aprovou no primeiro semestre uma medida provisória (MP) que permite a renegociação das dívidas do FIES. Dessa forma, alunos matriculados no CadÚnico ou ex-beneficiários do auxílio emergencial podem quitar suas dívidas com desconto de até 99%.

Para obter o maior desconto, você deve estar em atraso há mais de 5 anos. Assim, aqueles com parcelas vencidas há mais de 90 dias, em 30 de dezembro de 2021, tiveram isenção total de juros e taxas. Se quitar a dívida à vista, também ganha 12% de desconto.

Enquanto isso, os juros também são deduzidos para parcelas de até 15 parcelas (parcela mínima de 200 rublos). No entanto, não há redução no valor da dívida.

Já os alunos com débitos vencidos há mais de 360 ​​dias, em 30 de dezembro de 2021, receberam desconto de até 77%. Para quem está na mesma situação, mas está inscrito no CadÚnico ou foi beneficiário do Auxílio Emergencial, recebe desconto de até 92%.

Por fim, quem está inscrito no CadÚnico, recebeu auxílio emergencial e está inadimplente há mais de 5 anos pode quitar suas dívidas com desconto de até 99%.

Veja como negociar o desconto

Para poder usufruir das vantagens e reembolsar as suas responsabilidades com desconto até 99%, tem de renegociar até 31 de dezembro. Use este link ou o aplicativo Fies Caixa para fazer isso.

A adesão é confirmada após o pagamento da conta. Caso o débito em questão tenha sido efetuado no Banco do Brasil, o contrato é celebrado por meio do aplicativo da instituição financeira ou em qualquer agência do BB.