×

INSS apresenta 3 novidades no pagamento de aposentadorias e pensões – Confira

INSS apresenta 3 novidades no pagamento de aposentadorias e pensões – Confira

Com o agravamento da pandemia, o governo federal está estudando e formulando algumas medidas de recuperação econômica. A ideia é garantir a renda dos cidadãos, principalmente dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além do reembolso de novos pagamentos de assistência emergencial, benefícios emergenciais de preservação de renda e emprego (BEm) e expectativa de abono salarial do PIS / Pasep, três novas medidas foram propostas para aposentados e pensionistas.

São elas:

  • Antecipação 13º salário do INSS: já recebeu confirmação de pagamentos do ministro da Economia, Paulo Guedes. A primeira parcela está prevista para abrir e a segunda em maio, como em 2020.
  • Aumento do limite de empréstimo consignado: a medida provisória elevou a margem do crédito consignado de 35% para 40%. A mesma postura foi adotada no ano passado, mas o governo decidiu estender a iniciativa até 31 de dezembro de 2021.
  • Pagamento do 14º salário: presente no Projeto de Lei n° 3.657/20, o texto ainda está em discussão no Congresso, mas ainda não foi colocado em votação. A previsão é que a medida entre em pauta a partir do segundo semestre.

Veja Mais: Veja aqui se você tem direito ao aumento de 25% na aposentadoria do INSS