×

INSS: Importante Aviso para Beneficiários – Não Cumprir Pode Resultar na Perda do Pagamento; Saiba o que Fazer

INSS

INSS: Importante Aviso para Beneficiários – Não Cumprir Pode Resultar na Perda do Pagamento; Saiba o que Fazer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando seus segurados sobre a importância de estarem cientes do prazo de 60 dias para sacar seus benefícios na rede bancária. Caso o saque não seja efetuado dentro desse período, o valor é devolvido ao INSS pelo banco.

Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o pagamento do benefício não recebido no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou ligando para a Central Telefônica 135.

É importante ressaltar que a devolução após os 60 dias é uma medida de segurança para evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraude, como o saque do benefício de um segurado falecido. Confira mais detalhes!

INSS

Como regularizar a situação no INSS

De acordo com as normas, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação. Siga o passo a passo para realizar o procedimento:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Faça o login com CPF e senha;
  3. Clique na opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  4. Selecione “Novo Requerimento”;
  5. Por fim, em “Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços”, clique em “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

Além disso, a regularização da situação também pode ser feita por meio da Central Telefônica 135, opção 6 – 1.

Beneficiários do Bolsa Família Receberão Aumento de Recursos: Uma Ótima Novidade

Pagamento do benefício

Após a concessão do benefício, o INSS envia uma correspondência ao beneficiário, informando a agência bancária onde será feito o depósito do pagamento, de acordo com o endereço cadastrado no sistema.

O usuário também pode obter essas informações ligando para a Central Telefônica 135. Para receber o pagamento, o segurado deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do benefício.

A Central de Atendimento 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e a ligação é gratuita.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS