Pular para o conteúdo

INSS Introduz Nova Medida para Expansão da Cobertura Previdenciária

INSS

A abrangência da cobertura previdenciária proporcionada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se expandir, graças às recentes mudanças implementadas pelo órgão em 09 de agosto.

O programa intitulado “Previdência para Todos” passa agora a englobar não apenas a população em geral, mas também os quilombolas e indígenas.

Diante dessa significativa atualização, estão planejadas programações especiais para o final de agosto.

Durante esse período, serão levados serviços previdenciários aos municípios de Afogados da Ingazeira e Pesqueira, ambos situados no estado de Pernambuco. Para mais detalhes sobre essa iniciativa, continue lendo.

INSS amplia cobertura abrange novos grupos na cobertura previdenciária

O programa facilitará a disponibilização de uma variedade de serviços essenciais, incluindo orientações, processamento de requerimentos de benefícios, consultas a benefícios e acesso a canais de atendimento remoto, para as comunidades quilombolas e indígenas.

Essa ação pioneira terá início pela Superintendência Regional Nordeste.

Além disso, está previsto que esse programa abrangerá um total de 12 comunidades até o final do ano, como parte de um projeto-piloto.

Nesse contexto, as equipes do INSS ficarão presentes em cada localidade por um período de dois dias. A empreitada terá seu início na comunidade quilombola Leitão da Carapuça nos dias 28 e 29 de agosto, enquanto nas aldeias indígenas Xukurus, as datas serão de 30 a 31 de agosto.

Saiba mais sobre as comunidades

O Quilombo Leitão da Carapuça é composto por aproximadamente 30 famílias que residem numa área circundada pela majestosa Serra do Giz.

Este local ostenta o status de unidade de conservação do bioma caatinga, sendo reconhecido como um refúgio para a vida silvestre e uma relevante zona arqueológica.

Ademais, o quilombo abriga um dos grupos de “coco de roda” mais autênticos de Pernambuco, conhecido como “Negras e Negros do Leitão da Carapuça”.

O “coco de roda” é uma dança enraizada em tradições africanas e amplamente praticada em algumas áreas do Nordeste.

Os indígenas Xukurus estão distribuídos por quase 30 aldeias no município de Pesqueira, dividindo-se em duas etnias: Ororubá e Cimbres.

Essa comunidade é notória por seu envolvimento nas atividades agrícolas e pecuárias, além da comercialização de seus produtos na feira de Pesqueira, realizada aos sábados.

Vale mencionar que os Xukurus representam a maior população indígena do estado de Pernambuco.

Qual é a importância desse programa?

Segundo o superintendente regional do Nordeste, Rogério Souza, essa iniciativa ressalta o compromisso inabalável do INSS em proporcionar um atendimento igualitário a todos os cidadãos, contribuindo significativamente para a ampliação do impacto social do instituto.

Adicionalmente, Souza sublinha que essa ação será gradualmente implementada em todo o território brasileiro, embora esteja concentrada na região Nordeste nesta primeira etapa.

Governo divulga lista de novos beneficiários do Bolsa Família; confira aqui

A expansão dos serviços previdenciários para comunidades quilombolas e indígenas, como parte do programa “Previdência para Todos”, reflete uma importante iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em direção à equidade no acesso aos benefícios previdenciários.

Ao abranger grupos historicamente marginalizados e com necessidades específicas, o INSS demonstra seu compromisso em garantir que todas as camadas da sociedade brasileira tenham acesso às proteções e assistências previdenciárias.

Essa medida não apenas contribui para reduzir as desigualdades sociais, mas também reconhece a diversidade cultural e étnica do país.

O programa não só oferecerá serviços práticos como orientação, requerimentos de benefícios e consultas, mas também representa um passo significativo na direção de uma sociedade mais inclusiva.

Ao alcançar comunidades remotas e historicamente negligenciadas, o INSS está tornando o sistema previdenciário mais acessível e relevante para uma parcela mais ampla da população.

A decisão de iniciar a ação pela Superintendência Regional Nordeste é estratégica, dada a presença significativa de comunidades quilombolas e indígenas na região.

Isso demonstra uma abordagem sensível às necessidades específicas das diferentes áreas geográficas do Brasil.

A implementação gradativa em todo o país, conforme mencionado por Rogério Souza, indica que essa é uma medida que visa a longo prazo e que deve eventualmente beneficiar um número ainda maior de comunidades.

A esperança é que essa iniciativa sirva de modelo para outras ações voltadas para a inclusão e equidade em diferentes esferas da sociedade brasileira.