Pular para o conteúdo

INSS já tem valor previsto de reajuste para benefícios em 2023 – Confira os valores

reajuste para benefícios em 2023

O Valor do Benefício para Segurados do INSS é composto por duas variáveis ​​importantes que definem o valor do benefício ao longo do ano.

Nessas duas variáveis, temos o valor do salário mínimo definido pelo governo no início do ano, pois a legislação prevê o não pagamento de benefícios abaixo do salário mínimo nacional.

A segunda variável é a própria inflação, medida pelo governo por meio do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que é calculado a partir do acúmulo da inflação ao longo do ano.

Reajuste dos benefícios do INSS

Acontece que antes mesmo do início do ano, o governo começou a fazer previsões para determinar a evolução provável da inflação e, assim, poder determinar os custos do governo para o próximo ano.

Nesse sentido, os cálculos do governo indicam que a taxa de inflação do país deve terminar em 8,1%, exatamente o que o INPC mede.

Com esse número, o governo consegue determinar qual será o novo salário mínimo e, assim, o valor provável dos benefícios do INSS no próximo ano.

Novo valor dos benefícios

Quanto ao valor dos benefícios, cálculos do governo indicam que o salário mínimo pode valer 1.310 reais no ano que vem, com a inflação subindo para 8,1%.

Com isso, os segurados que ganham atualmente R$ 1.212 (salário mínimo em 2022) receberão R$ 1.310 a partir do próximo ano.

Para os segurados que ganham mais de um salário, é necessário fazer o seguinte cálculo: pegue o valor total do benefício e multiplique pelo aumento de 8,1%.

Por exemplo: o segurado ganha 2.000 reais, neste caso um aumento de 8,1%, o segurado receberá 2.162 reais, ou seja, os 2.000 reais que ele já recebeu aumenta em 8,1%, ou seja, um reajuste de 162 reais.

Índices de reajuste podem mudar

Vale lembrar que as estimativas do governo ainda podem mudar ao longo do ano, uma vez que os indicadores atuais se correlacionam com a atual projeção de inflação do governo.

No entanto, caso a inflação continue acima do esperado pelo governo, essas medidas revisadas serão reajustadas, e o valor dos benefícios também sofrerá um novo reajuste.

CONTINUE LENDO ->