INSS libera Novo benefício a partir de HOJE (25)

INSS

A partir de hoje, 25 de janeiro de 2023, o INSS disponibiliza um novo valor para mais de 36 milhões de segurados. Isso significa que o aposentado receberá um benefício do INSS com valor atualizado.

Assim, segundo o instituto, o reajuste se aplica aos beneficiários  que recebem até um salário mínimo, atualmente R$ 1.302. Vale ressaltar também que os beneficiários que ganham acima de um salário mínimo receberão a primeira parcela em fevereiro.

Dessa forma, o trabalhador precisa se atentar aos seus direitos e às novidades do INSS para 2023. Além disso, ele também deve ficar atento à data de recebimento do valor pago pelo INSS.

Como consultar o calendário do benefício do INSS

O beneficiário pode visualizar seu extrato de benefício pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Basta fazer login na plataforma, clicar na opção “Meus Benefícios” e depois no botão que parece um olho.

O segurado pode acessar o extrato de benefícios a partir dos extratos previdenciários do INSS de janeiro. Além disso, eles podem clicar no botão “detalhar” para visualizar um relatório mais detalhado sobre os recebimentos e descontos relacionados ao auxílio financeiro recebido.

Por fim, para consultar a data do seu benefício, basta olhar o número do seu último cartão do INSS. Afinal, o instituto está considerando essa forma de combinar as datas de pagamento.

Reajustes para 2023

Em resumo, os aposentados que ganham até um salário mínimo tiveram reajuste no valor do INSS de 7,42% em relação a 2022. Em contrapartida, os beneficiários que ganham mais de um salário mínimo tiveram reajuste de 5,93% em relação a 2022. do ano anterior.

Vale destacar também que o benefício do INSS é reajustado acima da inflação acumulada dos últimos 12 meses, o que possibilita um lucro real para quem ganha até um salário mínimo. Já para quem ganha acima desse valor, o reajuste leva em conta apenas a inflação.

Crédito para beneficiários do INSS

Esses tipos de crédito foram criados especificamente para os beneficiários do INSS, pois oferecem a comodidade de quem deseja crédito parcelado com prazos de pagamento mais longos e taxas de juros mais baixas.

Esses cartões de crédito são muito úteis para aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS, pois o limite de crédito é estabelecido contra a margem distribuível, que é o valor da parcela do benefício que o titular pode usufruir para o pagamento da dívida.

Recentemente, o governo anunciou um aumento de 5% nas margens dos cartões de benefícios disponíveis para empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS.

 Isso significa que os beneficiários do INSS terão acesso a mais crédito, já que parte do benefício poderá ser destinada para financiamentos de até 5% acima da margem consignável.

%d blogueiros gostam disto: