Cuidado! Golpe no WhatsApp consegue burlar autenticação de dois fatores

INSS não realiza prova de vida pelo WhatsApp

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não realiza procedimentos de prova de vida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Isso significa que o segurado que receber uma mensagem solicitando fotos de documentos por meio do aplicativo deverá apresentar uma denúncia por ser vítima de fraude.

É cada vez maior o número de pessoas nas redes sociais que afirmam que supostos agentes do INSS estão ligando para pedir essas informações. Nesses golpes, os membros da gangue ligam primeiro antes de serem contatados pelo aplicativo.

No WhatsApp, eles pedem que a pessoa carregue uma foto de seu rosto e alguns documentos. A gangue diz que os cidadãos devem fazer isso para não perder os benefícios da previdência. É com esse argumento que eles conseguem enganar muita gente.

No entanto, é importante permanecer esperto neste ponto. Há poucas semanas, o próprio INSS alertou sobre a existência de tal golpe. Eles disseram que não pediriam a ninguém para enviar fotos de arquivos pessoais via WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagens.

Após receber esta ligação e perceber que você é vítima do golpe, é muito importante relatar o caso na conta oficial do INSS. Essas informações podem ajudar a polícia a encontrar uma ou mais gangues. Portanto, isso pode evitar que mais pessoas caiam em fraudes.

Veja como Milhares de pessoas estão realizando seu sonho de ganhar dinheiro em casa nesta pandemia de maneira inovadora!

Ajuda com tecnologia

Outra exigência dos agentes do INSS é que filhos e netos cuidem bem dos avós ou familiares mais velhos. Ou seja, grande parte desses idosos não está muito familiarizada com o mundo tecnológico. A propósito, é por isso que eles são as vítimas preferenciais.

Além disso, os ladrões costumam aproveitar esses momentos vulneráveis. Acontece que muitos aposentados agora estão preocupados com seu bem-estar. Como o INSS acabou de restaurar a certidão de vida obrigatória, muitas informações erradas estão circulando na Internet.

Os especialistas dizem que não existe uma maneira mágica de se livrar do golpe. Qualquer um pode acabar nisso. No entanto, simples conversas com os idosos podem ajudar a prevenir que situações semelhantes aconteçam no futuro próximo.

Prova de vida

Conforme mencionado anteriormente, o INSS acaba de retomar o processo de certificação vitalícia obrigatória no Brasil. Isso significa que as pessoas que não o fizerem podem perder seus benefícios da previdência social. No entanto, não há necessidade de se preocupar. Basta verificar o calendário para o novo prazo deste ano.

Foto: Reprodução

Para realizar a prova de vida, é importante conhecer os outros horários do banco onde os aposentados recebem benefícios. Ele só precisa carregar alguns documentos básicos com ele. Você não precisa tirar nenhum tipo de foto, muito menos entregar essas imagens para alguém.

Quem perder este prazo suspenderá o pagamento do dinheiro. E vai durar seis meses. Logo após esse período, o INSS cancelou totalmente a aposentadoria. É por isso que é importante prestar atenção a este calendário.

Qualquer pessoa que passou por teste de vida de março de 2020 até agora não precisa realizar o processo novamente.

Veja Mais: FGTS e abono PIS/Pasep veja quem pode sacar em 2021?

%d blogueiros gostam disto: