×

INSS pode diminuir prazo de concessão de benefícios para 30 dias; descubra como

Meu INSS

INSS pode diminuir prazo de concessão de benefícios para 30 dias; descubra como

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, confirmou recentemente, em uma entrevista a um portal de comunicação, que o prazo de concessão da aposentadoria foi reduzido.

Essa diminuição é resultado da implementação da Política de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, iniciada em 2023.

Atualmente, o tempo médio para concessão é de 47 dias, mas o INSS tem como objetivo reduzir ainda mais esse período. Continue lendo para mais detalhes!

Meu INSS

INSS planeja diminuir o prazo de concessão da aposentadoria para 30 dias

Inicialmente, o prazo padrão para concessão da aposentadoria pelo INSS é de 45 dias, podendo se estender por mais 45 dias. No entanto, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas estão na fila de espera, o que pode prolongar esse prazo para até 180 dias. Desde que Stefanutto assumiu a presidência do órgão, foram tomadas medidas para reduzir essa fila.

Como resultado desses esforços, houve uma redução no prazo médio de concessão dos benefícios para 47 dias. As projeções de Stefanutto indicam que até o final de 2024, o tempo médio de concessão de benefícios será de 30 dias. As filas do INSS tiveram um crescimento constante desde 2020, atingindo picos no início de 2023.

Verifique agora se você é elegível para o Auxílio Gás de R$110 em fevereiro!

Órgão pretende implementar outras mudanças

Também estão sendo planejadas ações para levar a perícia médica a locais que enfrentam escassez de profissionais. Por exemplo, entre os estados mais afetados por esse déficit, estão Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas.

Além disso, desde 2023, o INSS implementou uma mudança relacionada ao Atestmed, uma plataforma online que simplificou a concessão do antigo auxílio-doença, tornando a perícia presencial desnecessária em muitos casos.

Portanto, Stefanutto confirmou também que estão previstos concursos para a contratação de um novo conjunto de peritos, pois o atual grupo de profissionais é insuficiente para atender à demanda.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS