×

INSS pode parar a perícia médica por falta de recursos e afetar segurados

INSS pode parar a perícia médica por falta de recursos e afetar segurados

Antes, você deve entender que a perícia médica é um procedimento obrigatório realizado por um profissional de saúde habilitado pelo INSS.

A perícia tem por objetivo comprovar a existência de doença ou acidente para a concessão de pensões mediadas por autoridade, tais como Auxílio-Doença, Auxílio Invalidez e Auxílio Acidente.

Acontece que representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão se comunicando com o Tribunal de Justiça de São Paulo (SP) há algum tempo e não tinham recursos para custear as despesas com perícias médicas.

No comunicado, a agência afirma que o orçamento previsto para o programa é insuficiente e, portanto, os recursos estão esgotados.

Quem é prejudicado pela falta de recursos?

Diante da falta de investimento em pericias, os mais afetados podem ser os segurados do INSS, pois seus sinistros estagnaram.

Além disso, essa situação pode resultar na suspensão de novos pedidos. Desta forma, pessoas que já se encontram em situação delicada (no caso, doença ou acidente) não podem usufruir dos benefícios que deveriam.

Vale ressaltar que o instituto solicitou a liberação da perícia em juízo e remunera os profissionais de saúde futuramente, mas não definiu data exata.

Portanto, ao mobilizar os médicos que podem aceitar o trabalho, eles não foram pagos na época, e nem se sabe quando vão receber o pagamento.

  • Veja como receber adicional de 25% no seu beneficio