prova de vida

INSS pode suspender ou cancelar 12 milhões benefícios – Entenda

Aposentados e pensionistas devem apresentar a Prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Um total de 36 milhões de segurados precisam passar por procedimentos para obter os benefícios. No entanto, até 15 de junho, 23,6 milhões de pessoas realizaram a Prova de vida. Quem ainda não se regularizou pode ter seu beneficio suspenso pelo o INSS.

O procedimento atesta que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo dinheiro. O teste ajuda a prevenir fraudes e ações de possíveis fraudadores, mas às vezes também pode causar transtornos.

Para apresentar prova de vida, o cidadão muitas vezes tem de comparecer pessoalmente a uma agência bancária. Vale ressaltar que a agência deve fazer o cadastro no banco onde o aposentado do INSS recebe o benefício. É necessário trazer um documento de identidade com foto.

No entanto, também é possível fazer o teste sem sair de casa, via Internet. O procedimento só funciona para pessoas que possuem biometria facial cadastrada no sistema do governo federal ou que possuem carteira de habilitação digital. Nesses casos, basta fazer a prova pelo aplicativo Meu INSS: meu.inss.gov.br.

Idosos com mais de 80 anos ou pessoas com mais de 60 que não podem ir ao banco podem solicitar consulta no servidor do INSS. Tudo que você precisa fazer é ligar para 135 e fornecer documentos médicos que confirmem a situação, se aplicável.

Calendário

Outro critério é quanto ao prazo para fazer o teste de vida. Cada beneficiário deve estar atento ao calendário anual de procedimentos de verificação. Isso evitará a suspensão do pagamento.

Para evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para testes de vida em 2021.De acordo com a Agência Brasil, os cidadãos que tiveram a prova de vida vencida a partir do mês de março de 2020 têm novos prazos para realizar a comprovação. Confira o calendário:

Mês de vencimento / Mês para nova realização

  • Março e abril de 2020 / Junho de 2021
  • Maio e Junho de 2020 / Julho de 2021
  • Julho e Agosto de 2020 / Agosto de 2021
  • Setembro e Outubro de 2020 / Setembro de 2021
  • Novembro e Dezembro de 2020 / Outubro de 2021
  • Janeiro e Fevereiro de 2021 / Novembro de 2021
  • Março e Abril de 2021 / Dezembro de 2021

O que fazer se perder o prazo para realizar a prova de vida?

O beneficiário que não cumprir o prazo suspenderá o pagamento até o início da prova. Mas é importante ressaltar que a certificação deve ser realizada no prazo máximo de 6 meses após o vencimento. Se o prazo ainda não for cumprido, o benefício será cancelado.

Caso o INSS cancele a aposentadoria ou pensão, o benefício ainda pode ser reativado.

Como reativar o benefício?

1 – Baixe e solicite a reativação pelo aplicativo “Meu INSS”;

2 – Informe o número CPF, RG e anexe o comprovante de residência;

3 – Vá até uma agência bancária para finalizar o processo.

Confira o calendário do auxílio emergencial, Bolsa Família e 13º do INSS para esta semana

%d blogueiros gostam disto: