×

INSS pretende usar robôs para analisar pedidos de benefícios

INSS pretende usar robôs

INSS pretende usar robôs para analisar pedidos de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está trabalhando na construção de mais uma medida para diminuir a fila de espera por benefícios do órgão.

Os membros do Instituto garantem que passarão a utilizar robôs para analisar pelo menos parte da documentação enviada pelos cidadãos.

De acordo com as informações do INSS, os robôs não dariam uma resposta final aos trabalhadores. Eles são usados ​​apenas para uma análise preliminar de documentos processuais.

A questão é que eles devem ser usados ​​apenas para verificar a documentação dos pedidos de recursos negativos do Instituto.

Essa lista inclui uma análise dos recursos de aplicação de aposentadoria, pensão e outros auxílios do INSS. O plano geral do instituto é começar a usar os robôs somente após o término dos contratos temporários da cidade com funcionários do Gabinete de Crise de Diligências vinculados ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

Isso não significa que o futuro dos serviços do INSS não esteja nas mãos dos robôs. Por exemplo, as máquinas não serão capazes de decidir quem recebe uma pensão e quem não recebe.

O Instituto explica que o sistema terá apenas o papel de integrar a lógica do gerenciador de tarefas com o recurso eletrônico.

Para deixar mais claro, os robôs poderão anexar automaticamente documentos como, por exemplo, uma cópia de um processo administrativo com um laudo médico. Segundo o INSS, hoje todo o procedimento é feito manualmente, o que pode resultar em maiores atrasos no encaminhamento.

Sistema automático

“O que se tem feito com este regulamento foi robotizar este procedimento para instrumentalizar o processo na fase de recurso para que seja entregue de forma completa”, disse Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

“Tudo que estiver na plataforma Meu INSS relacionado a esse processo será repassado para o orientador fazer uma avaliação adequada, com toda a documentação”, completou ela em entrevista para o jornal Folha de São Paulo.

Segundo o INSS, o uso de robôs também pode melhorar o sistema de identificação dos chamados processos duplicados, o que poderia reduzir a quantidade de documentação analisada.

Críticas ao INSS

Embora haja promessas de melhorar a situação das pessoas que aguardam atendimento, é fato que alguns setores da sociedade criticaram a decisão do INSS de usar robôs para supostamente diminuir o tempo de espera dos cidadãos.

Essa semana, o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (Sinssp) A medida atualmente não aborda os problemas reais da fila, disse ele.

“A lógica da concessão automática era reconhecer o direito do segurado. Hoje, não. Hoje, a meta é acabar com o estoque. O sistema é escaneado para ver se você tem o direito e, caso não tenha, é rejeitado. É uma recusa automática”, disse a diretora do sindicato Velma Ramos.

Atualmente, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas estejam na chamada fila de espera da concessão do beneficio do INSS. A situação se agravou nas últimas semanas devido a uma greve de funcionários e médicos do instituto.

CONTINUE LENDO ->