×

INSS retorna Prova de vida a partir de janeiro de 2022

INSS retorna Prova de vida a partir de janeiro de 2022

A prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS serão restaurados em janeiro, fique atento. A partir de 2022, o calendário seguirá o mês de aniversário do beneficiário.

Segundo dados do INSS, cerca de 3,3 milhões de aposentados não atualizaram seu cadastro neste ano. Se a prova de vida não for entregue antes do próximo ano, o beneficiário pode perder o direito à aposentadoria.

Caso haja atraso, o INSS continuará pagando a parcela de dois meses, mas o valor ficará bloqueado. Caso os aposentados não forneçam comprovante de vida em até seis meses, o benefício será cancelado.

O que é a prova de vida e para que serve?

A lei prevê a prova de vida para evitar fraudes, portanto, aposentados, pensionistas e beneficiários devem se deslocar até a agência bancária para atualizar a senha e comprovar que ainda estão vivos.

Todo aquele que obtém benefícios da previdência social por meio de conta-corrente, poupança ou cartão de crédito precisa desse tipo de comprovante de vida.

Atualização cadastral

Em caso de dificuldade para viajar, você pode atualizar seu cadastro na agência do INSS, no banco onde o beneficiário recebeu o parcelamento, ou pelo app Meu INSS. Neste último caso, os aposentados devem registrar as informações biométricas faciais no sistema.

Aqueles que ainda não realizaram a prova de vida em 2020 e 2021 devem renovar seu registro até abril de 2022. Consulte os prazos abaixo:

Vencimento da prova de vida                                        Prazo para atualização

  • Novembro de 2020 a junho de 2021                       Janeiro de 2022
  • Julho e agosto de 2021                                          Fevereiro de 2022
  • Setembro e outubro de 2021                                  Março de 2022
  • Novembro e dezembro de 2021                              Abril de 2022

Saiba quando receber as aposentadorias em 2022