inss

INSS: Veja Como receber valores atrasados depois de ganhar ação?

Quando você faz a reclamação do valor devido pelo INSS, é preciso saber como fazer o recebimento, pois na maioria das vezes o valor é alto por serem retroativos.

A razão para o acúmulo desse valor é justamente porque a data do benefício começa a partir do momento em que são atendidos os requisitos básicos.

Valores atrasado através de pedido administrativo

O Requerimento administrativo é quando o beneficiário decide ir diretamente ao INSS e aí apresentar o pedido.

Portanto, se o seu benefício for concedido com base em pedido administrativo, o INSS enviará carta de concessão para o seu domicílio, a mesma carta terá o valor do benefício.

Valores em atraso através do processo judicial

No contencioso, o pagamento é feito por meio de um pequeno número de pedidos ou por ordem judicial, todo o processo é um pouco mais demorado e, uma vez obtidos os benefícios, os mesmos são encaminhados a um contador para que sejam efetuados os devidos cálculos. Propor ao INSS o valor que deverá ser pago ao segurado vencedor da ação.

Proposto o valor, o juiz fará a autenticação, cabendo ao segurado o direito de obter o valor retroativo e decidir se vai Precatório ou pela requisição de pequeno valor (RPV).

Requisição de Pequeno valor

Nessa opção, o valor do INSS a pagar não pode ultrapassar o valor de 60 salários mínimos, que é mais flexível do que o mínimo exigido de 60 dias.

Recebimento pelo precatório

Nesse caso, os pagamentos são superiores a 60 salários mínimos e o prazo é um pouco mais longo, abrangendo de 18 a 24 meses de espera, mas o segurado pode optar por manter o teto salarial de 60 para fazer um sinistro de baixo valor ou até mesmo esperar.

Veja Mais: 13° salário do INSS será depositado este mês. Veja todas as datas de liberação

%d blogueiros gostam disto: