×

Internet gratuita para os Inscritos no Cadastro Único: saiba mais

Cadastro Único

Internet gratuita para os Inscritos no Cadastro Único: saiba mais

Para proporcionar inclusão digital a famílias de baixa renda, o Ministério da Educação e o Ministério dos Transportes estão implementando uma iniciativa conjunta.

O objetivo do programa é fornecer acesso gratuito à internet a milhares de domicílios cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico).

Saiba o que sabemos até agora sobre iniciativas que promovem a inclusão digital de milhares de famílias.

Wi-fi Brasil: o que é?

O programa Wi-Fi Brasil está sendo implementado em todo o país para levar a Internet via satélite a comunidades de difícil acesso e grupos socialmente desfavorecidos.

Segundo Nathalia Lobo, ministra de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, mais de 17 mil locais oferecem internet em alta velocidade.

Dessas localidades, mais de 3.000 cidades são atendidas, 78% das quais em áreas rurais.

Outro benefício também é oferecido às famílias em situação de vulnerabilidade: um chip que dá acesso à internet para alunos da educação básica da rede pública.

A iniciativa está em sua primeira fase de implantação. Serão contempladas nesta fase as seguintes cidades:

  • Caruaru (PB)
  • Campina Grande (PB)
  • Petrolina (PE)
  • Juazeiro (BA)
  • Caicó (RN)
  • Mossoró (RN)

Segundo o secretário, todas as escolas brasileiras terão acesso à internet até o final deste ano.

Quais as regras para conseguir o benefício?

Com relação ao chip, serão elegíveis alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino, alunos matriculados da terceira série do ensino fundamental ao último ano do ensino médio e matriculados no CadÚnico.

Por outro lado, o programa Wi-Fi Brasil é voltado para comunidades socialmente desfavorecidas que têm acesso limitado à Internet por motivos geográficos.

Como solicitar o benefício?

Não é necessário solicitar esse benefício. As fichas serão distribuídas aos alunos cadastrados no CadÚnico.

O programa Wi-Fi Brasil também não exige aplicativo, pois as implementações são feitas com base em dados levantados pelos Ministérios.

Para se manter atualizado com as notícias financeiras, inscreva-se abaixo para receber nossos destaques semanais diretamente em sua caixa de entrada.